21 abril, 2006

Depósito com 50 litros - Atestar na Galp em Espanha custa menos 13 euros

A deslocação a Espanha para atestar o depósito revela-se cada vez mais compensadora para os consumidores portugueses, sobretudo para os que vivem próximo da fronteira.
Os preços de referência da Galp para Portugal, disponíveis na sua página na Internet, e os que a marca portuguesa pratica em Badajoz, mostra que um condutor que encha um depósito com 50 litros pode poupar entre quase cinco e mais de 13 euros, consoante o combustível. As contas são do jornal «Público».
A maior poupança verifica-se na gasolina sem chumbo de 95 octanas (13,15 euros), seguindo-se a de 98 octanas (10,9 euros) e o gasóleo rodoviário (4,95 euros). Os dados periódicos divulgados pela Autoridade da Concorrência indicam que a diferença entre os dois países está na carga fiscal, que é maior em Portugal.
No último ano, a cotação do petróleo no mercado internacional subiu 46,3% (18% só em 2006). No mesmo período, entre Abril de 2005 e o mês corrente, o preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas aumentou 20,6% e o do gasóleo rodoviário 19,1% (desde Janeiro deste ano, os aumentos foram de, respectivamente, 10% e 8%). As diferenças na evolução entre a matéria-prima e o que pagamos na bomba justifica-se porque o preço dos combustíveis depende de um cabaz de preços, diferido no tempo, onde entra não só o crude mas também os produtos refinados, com mais peso para estes.

3 comentários:

Creative disse...

Onde está o Marques de Pombal, esse sim acabava com toda esta escória que nos governa, ou antes, que se governa à nossa conta.

Anónimo disse...

Olá!
Gostei do "sítio". No entanto, não seria melhor ser SÓ relacionado com a actividade? (visto os intervenientes terem blogs pessoais?). Poderiam utilizar este blog só para interesse do ramo, não? Mas é só a minha opinião... como colega de profissão!

Intervencionista disse...

Este Marcolan é sempre a mesma coisa... é o gajo das baixarias.... Priminha, bem vinda, tentarei da minha parte apenas postar artigos minimamente relacionados com a nossa actividade profissional, mas não consigo controlar estes 2 malucos aqui... it's life.

Volta sempre prima.