GRIMALDI
Portugal Lda
8 Julho 2010
Amanhã, pelas 10:00 horas, chegará a Hamburgo o navio “GRANDE CAMEROON”,
ultima construção da GRIMALDI, para iniciar a sua viagem inaugural que passará por Portugal
dentro de uma semana com rumo a Angola.
A cadência com que a GRIMALDI tem inaugurado navios, faz com que este acto,
extremamente raro noutros armadores a operar em Portugal, se torne numa banalidade. Talvez
por isso, o mercado em geral e até entidades oficiais, que actualmente chegam a prestar
homenagens a primeiras escalas de alguns navios construídos no século passado, não se tem
apercebido da relevância destes eventos.
Para que tal não aconteça, tomamos a liberdade de realçar alguns dados importantes.
Durante toda a grave crise mundial que afectou a generalidade da economia, com
particular incidência nos transportes marítimos, a GRIMALDI, não obstante ser uma empresa
familiar, foi dos raros armadores que manteve o seu plano de construções envolvendo três
dezenas de navios, com um investimento superior a 2 mil milhões de Euros.
Estas novas construções são de particular importância para o mercado Português,
porquanto jamais outro armador havia planeado e construído toda uma frota de 6 navios
gémeos – iniciada com o navio “Grande Angola” – com o intuito específico de escalar Lisboa e
Leixões com a máxima regularidade.
Nenhuma outra linha de Portugal para Angola opera com frota própria que se possa
comparar, nem com navios construídos deliberadamente para este tráfego.
Este compromisso com Portugal, só encontra paralelo exactamente na própria
GRIMALDI quando no final da última década planeou e construiu 5 navios da classe “Grande
Europa” com o propósito de escalar Setubal, semanalmente, com o serviço “Euromed”.
Repetindo esta acção, passados poucos anos, com novo plano de construção de 11 navios da
classe “Grande Portogallo”, uma vez mais concebidos para serviços semanais em Setubal,
agora no serviço “Euro-Aegean”. Registe-se com agrado o facto de ambos os serviços haverem
mantido essa mesma frequência ao longo destes anos e assim continuarem no futuro.
A estratégia de investimento constante na construção de novos navios ro/ro, projectou o
GRUPO GRIMALDI – que inclui ACL, FINNLINES, MINOAN e MMOS – para a liderança mundial
de operadores exclusivamente de navios ro/ro com uma frota de 140 navios, com uma idade
média das mais baixas do mundo.
Embora não operando nenhum navio exclusivamente para transporte de contentores, a
GRIMALDI está numa posição destacada no ranking mundial dos operadores de navios portacontentores,
atendendo á capacidade total da sua frota; muito mais ainda, se a classificação
desses operadores for feita em função dos navios próprios, excluindo os navios fretados.
Os investimentos da GRIMALDI em novos navios destinados a operar no mercado
Português, nunca foram feitos ao sabor de eventual conjuntura pontual, pelo contrário resultam
do sistemático empenho e determinação em escalar continuadamente os portos nacionais como
é bem demonstrado pela frequência e qualidade de serviço das linhas GRIMALDI em Portugal
desde os anos 50; na época operando serviços de passageiros para America do Sul e Central.
08 julho, 2010
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