16 setembro, 2010

Espanhóis desistem de cobrar taxas aos camiões

Enquanto que em Portugal o início do pagamento de portagens nas SCUT já está marcado, em Espanha a possibilidade de taxar os camiões que circulam nas autovias foi de momento afastada pelo Executivo, pelo menos a "curto e a médio prazo".
A garantia foi deixada ao JN por fonte do Ministério do Fomento, que assegurou que o Governo espanhol "não está a equacionar cobrar qualquer tipo de pagamento durante a actual legislatura", que decorre até à Primavera de 2012. Também o ministro com a pasta das Obras Públicas em Espanha, José Blanco, tinha afirmado recentemente em conferência de imprensa que "num momento de crise económica não se pode agravar o sector dos transportes", assegurando não estar a equacionar "a utilização de portagens nas autovias que já estão em funcionamento".
Em cima da mesa estava a introdução de um imposto de 10 cêntimos por quilómetro percorrido para os veículos de mercadorias com mais de 3,5 toneladas, uma medida relacionada com a chamada Eurovinheta.
Desde o primeiro momento, transportadoras espanholas e portuguesas ameaçaram encetar greves e paralizações por toda a Península Ibérica caso a medida avançasse.
Em Portugal, no entanto, já há data marcada: a cobrança nas três SCUT do Norte começa a 15 de Outubro. Quanto às restantes quatro vias, é "perfeitamente possível" que a introdução dos pagamentos se inicie a 15 de Abril de 2011, garantiu ontem a Soares da Costa, concessionária da A23.

In Jornal de Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Wow, this was a really quality post. In theory I' d like to write like this too - taking time and actual effort to make a great article... but what can I say... I procrastinate alot and in no way appear to get something done.