13 novembro, 2009

Porto Seco de Coslada recua 24% até Outubro

O movimento de contentores no porto seco de Coslada, na região de Madrid, caiu 24% entre Janeiro e Outubro. O movimento de comboios está reduzido e as previsões para os dois últimos meses não são animadoras.

O porto seco de Coslada movimentou nos primeiros dez meses do ano 40 401 TEU, cerca de um quarto menos do que o verificado no período homólogo do ano passado. O tráfego de UTI ficou-se pelas 23 552.

Os números acumulados são maus, mas pior é o facto de a situação não dar sinais de melhoria, pelo contrário. Em Outubro, as quebras foram bastante superiores às registadas no acumulado desde o início, ultrapassando os 40%. E os responsáveis não antevêem melhorias no que falta até ao final do ano.

Consequência do abrandamento da procura, o número de comboios realizados entre o porto seco e os principais portos espanhóis caiu a pique. De momento estão suspensos as ligações semanais com os portos de Bilbau e de Barcelona, enquanto as circulações com Algeciras estão suspensas por causa de trabalhos na via férrea.

Assim sendo, o único serviço regular em operação é a ligação com o porto de Valência, com o qual continuam previstos dez comboios semanais em ambos os sentidos.


In T&N

Sem comentários: