29 abril, 2006

50 Anos de cargas em contentores

Em 26 Abril de 2006, a industria de transportes maritimos contentorizados comemorou 50 anos de cargas contentorizadas. Em alusão ao facto, iremos aqui fazer um pouco o resumo da historia do Contentor maritimo.

Uma ideia surgiu...
Em 1937, durante uma espera impaciente durante a descarga do seu camião na doca de Hoboken, Malcon Mclean, 24 anos, originário de New Jersey e fundador da Sea-Land, teve uma ideia... e se o atrelado pudesse ir directamente do cais para o navio ? Malcon Mclean foi sem duvida o 1º a ter esta ideia, mas quando em 26 abril 1956, o seu navio tanque-convertido IDEAL X zarpou de Newark para Houston, foi tambem o 1º a tornar a ideia realidade.
Malcon Mclean, frustrado pela ineficiencia e pelos altos custos que acarretavam as operações de carga e descarga de navios de carga convencional, utilizando para tal redes e equipas de estivadores para manusear cargas de todas as formas e tamanhos.
Ele transportou a ideia com ele durante 19 anos, desenvolvendo o seu negocio de transportes terrestres e angariando apoios ao seu conceito de contentorização.

A revolução
A contentorização assenta essencialmente em 3 factores criticos - o contentor em si, os camiões para transporte terrestre e os navios próprios para o seu transporte maritimo. Foi a combinação bem sucedida destes 3 factores que permitiui o dominio da contentorização aos niveis de hoje.
O inicio da era do contentor foi marcado pela viagem do navio IDEAL X em 26 Abril de 1956, transportando 58 contentores e 15.000 tons de petroleo. Foram no entanto necessários mais 10 anos de duro trabalho e planeamento antes da Sea-Land tornar a sua contentorização internacional. Directamente ligado á construção de um terminal de contentores em Roterdão, Malcon Maclean investiu em equipamento, organizouos fornecedores de serviços de transporte terrestres e arranjou mercadorias para o retorno antes mesmo do seu navio FAIRLAND zarpar do porto de New Jersey para o terminal então criado em Roterdão em 1966, com uma carga de 236 contentores. Esta foi a viagem inaugural da Sea-Land para o mercado Europeu e este foi o 1º passo para a internacionalização que temos hoje em dia. A velocidade e eficiencia da descarga das mercadorias contentorizadas, levou a que a industria de transportes maritimos se apercebe-se rapidamente que esta era a via do futuro.


Impacto na industria
A industria da navegação reagiu aos inimaginaveis investimentos em navios, contentores e terminais, sendo obrigada a evoluir, criando para esse fim novos acordos entre empresas anteriormente concorrentes e profocando a fusão pós compra de muitas agencias e armadores.
O dinheiro manda.


Obrigado e Parabens.

Sem comentários: