03 outubro, 2006

Mega porta-contentores tocarão um número reduzido de portos

Devido às suas dimensões, apenas Roterdão, Bremerhaven e Felixstowe na Europa e Hong Kong e Shanghai na Ásia deverão receber regularmente os maiores navios da Maersk, como o Emma, o primeiro do grupo de oito super porta-contentores do armador dinamarquês que os estaleiros de Oddense, propriedade do grupo, estão a construir. A revelação foi feita há dias em Roterdão, pelo novo top executive da Maersk, Eivind Kolding, que admitiu igualmente algumas escalas nos terminais de Algeciras e Tanjung Pelepas.O “Emma Maersk” testou com sucesso a carga de nove alturas no deck superior, o que significa que o navio pode carregar um máximo de 15.000 TEU, contra os 13.500 TEU anunciados previamente pelos especialistas. Tais resultados levaram a consultora marítima ARS-Alphaliner a anunciar uma capacidade máxima de 14.300 TEU, enquanto o armador dinamarquês oficialmente se queda nuns mais cautelosos 11.000 TEU. Apesar da capacidade instalada para comportar as nove alturas no deck superior, as regras da IMO poderão limitar as filas exteriores a alturas mais reduzidas, ao obrigarem a garantir uma visão clara, para a tripulação, superior a 200 metros em relação à proa do navio. Na prática deverá ser do capitão a palavra final quanto à lotação máxima de estiva.Estes super navios deverão iniciar-se no mercado das rotas Europa-Ásia em princípios de 2008.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até onde a capacidade dos porta-contentores vai chegar......
E Lisboa continua a ver tudo isto passar...tirando a CMA CGM anda tudo muito calmo....

Intervencionista disse...

Cada vez mais calmo.... e isso começa a ser um problema para os dias que correm. A ver vamos no futuro o que se irá passar com a contentorização em Lisboa.... Não sei não.... cada vez é mais ve-los passar.... ao largo.

luis pereira disse...

A culpa é do Porto de Lisboa que não sabe dar as mínimas condições de operação à MAERSK, como o Porto de Sines e Leixões têm dado à MSC