19 outubro, 2006
Mota-Engil cada vez mais forte nos portos nacionais
A Mota-Engil lançou no final de terça-feira ofertas públicas de aquisição (OPA) sobre a Tertir e a Ternor, negócio que está dependente do aval da Autoridade da Concorrência. Estas empresas, em que a Mota-Engil já detinha uma posição minoritária, são participadas pela Rodrigo Leite, SGPS, pela estatal Parpública, e por pequenos investidores. O investimento ronda os 36,9 milhões de euros, dando à Mota-Engil, através do controlo do Grupo, o estatuto de maior operador de contentores do país, com posições maioritárias no TCL, em Leixões, na Liscont, na Sotagus e no terminal do Beato, em Lisboa, e na Sadoport, em Setúbal. Isto para além de outras participações detidas pelo grupo de Rodrigo Leite em Aveiro e na Figueira da Foz. O ramalhete poderá ainda ficar mais composto caso o novo proprietário adquira a posição da PSA em Sines.Já no campo das especulações, alguns observadores são de opinião que a Mota-Engil estará apoiada, nesta jogada estratégica, pelo banco BES, com quem aliás tem uma parceria para a exploração de infra-estruturas na área dos transportes, e pela espanhola ACS, de Florentino Perez. Mas é voz corrente que o grupo português não abdica de deter a maioria do capital social. O valor total da aquisição do Grupo Tertir ascende a 138 milhões de euros. A construtora oferece 80 milhões de euros pelo capital do Grupo Tertir e assume a sua dívida no valor de 134 milhões de euros. Descontando o montante de 76 milhões de euros (verba pela qual que espera vender os dois imóveis de Alverca e Freixeiro), o valor final perfaz os 138 milhões de euros
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3 comentários:
uma coisa é certa Nuno, alguma "coisa" tem que abanar todo este sector, a não ser que Portugal queira ter como missão única observar os navios que passam por aqui e aqui não param.
Um abraço e Bom fim-de-semana
Pedro
Concordo contigo plenamente. Se continuarem á espera que cada armador compre o seu terminal, não vamos longe não.
Felizmente penso que este pais ainda tem pessoas inteligentes, que tentam fazer algo para dinamizar esta nossa economia "morta" que temos, que mais não seja o sector em causa.
Um abraço.
Mais que um comentário, gostaria de saber se alguém conhece o brilhante profissional do sector dos operadores portuários que estimou para o Terminal de Contentores de Alcântara movimentará no ano de 2013, 408.017TEU's.
Será que estamos na presença de uma nova linha, cujo segredo está bem guardado, e apenas é do conhecimento da Mota-Engil
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