28 outubro, 2006

Mota-Engil lança-se no transporte ferroviário

A Mota-Engil é o primeiro operador privado português a entrar no sector do transporte ferroviário de mercadorias através da sua participada Cargo-Rail, uma nova empresa criada na área de Ambiente e Serviços.
Ao posicionar-se para aproveitar a liberalização do mercado de transportes ferroviários, em 2007, a Mota-Engil procura, também, aproveitar sinergias com a Ferrovias, já com activos no sector. A nova aposta da empresa vem reforçar a sua posição no sector dos transportes e surge pouco depois da constituição de um consórcio com o BES e a Bento Pedroso Construções para concorrer ao plano governamental de Plataformas Logísticas, com um investimento de 500 milhões de euros no Poceirão (Palmela).
A Cargo-Rail, ainda a aguardar licença do Instituto Nacional de Transportes Ferroviários, abre, ainda, caminho, à entrada da Mota-Engil em projectos de âmbito transnacional, em parceria com outras empresas.
Em Portugal, o transporte ferroviário de mercadorias movimenta apenas 3% do tráfego total, mas no eixo Alemanha-Holanda, o negócio é mais dinâmico, com operadores já de grande dimensão, como a Railion. À semelhança do que aconteceu em Espanha, o sector pode, também, ser impulsionado pelo projecto do TGV, outro negócio na mira da Mota-Engil.

Sem comentários: