19 janeiro, 2007

Takargo já está licenciada e projecta adquirir locomotivas

A Takargo, empresa de transporte ferroviário de mercadorias do grupo Mota-Engil, já obteve o licenciamento da actividade por parte do Instituto Nacional de Transporte Ferroviário, INTF, estando agora em processo idêntico de acreditação junto das autoridades espanholas, revelou à CARGO News Online Pires da Fonseca.
O administrador da Takargo avançou que a empresa já lançou o concurso para a formação de maquinistas, estando na fase de selecção e recrutamento, para um curso que se inicia já em Fevereiro. Do ponto de vista de material circulante, a Takargo está já no mercado para adquirir algumas locomotivas movidas a diesel, para completarem o parque de locomotivas, bem como de vagões, que o grupo detém através da sua participada Ferrovias. Este material está agora em fase de modernização, por forma a poder em breve entrar ao serviço “no eixo Norte-Sul e na ligação a Espanha”, adiantou Pires da Fonseca. Na sequência da oficialização da compra da totalidade do capital da RL-SGPS, empresa que detém a Ternor, Sociedade de Exploração de Terminais, e que pertencia a Rodrigo Leite, a Mota-Engil, Ambiente e Serviços nomeou um novo conselho de administração composto por três membros, entre os quais o comendador Rodrigo Leite, o único que transita da anterior administração, uma estratégia que pretende garantir uma sucessão tranquila. Da parte da Mota-Engil, foram nomeados Eduardo Pimentel e Gonçalo Moura Martins. A CARGO apurou que à frente da Liscont, como director-geral, se manterá o engº Carlos Figueiredo, havendo sinais de que nos restantes terminais do Grupo se manterão os actuais directores. A aquisição foi feita no passado dia 9, por 36,9 milhões de euros, adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

34 comentários:

Anónimo disse...

Fico muito contente em saber que finalmente a CP vai ter concorrencia à altura.. Farto de monopólios e estupidez andamos nós todos..
Se a estupidez pagasse impostos.. a Cp já estaria na falência..
Quanto à permanência de uma certa individualidade num certo cargo.. POR AMOR DE DEUS!! TENHAM UM PALMO DE TESTA Á FRENTE DO NARIZ..Existem tantos lares por ai em que os velhinhos necessitam de parceiros para o domino... enfim

Intervencionista disse...

No comments...

Anónimo disse...

Concorrência a altura? Vamos ver então... De fonte segura sei que os alunos maquinistas dessa empresa são uma vergonha à profissão, o mesmo não se trata dos alunos maquinistas da CP que é o meu caso. Em relação a essa individualidade parece que estamos de acordo.

Anónimo disse...

Convido o Sr. "SIR" a conhecer a turma da Takargo, e só então poderei eventualmente admitir qualquer critica aos mesmos.
Sinceramente, tecer esse tipo de comentário sem conhecimento de causa, fica-lhe francamente à altura.
AZ, Aluno TAKARGO

Anónimo disse...

Sr. SIR gostaria saber que fonte segura seria essa, e já agora um pouco de humildade não lhe ficaria nada mal.Julgo que denegrir o nome de uma empresa ou nome de pessoas sem as conhecer só revela a infantilidade da pessoa que as escreveu.

Anónimo disse...

Sr Sir

É de lamentar esse seu comentário
Vergonha ???? não será inveja ???
Aproveita aquilo que te dão e não faças comentarios ridiculos

Por fim, felicidades para o vosso curso, pois estamos todos para o mesmo

LM Takargo

Intervencionista disse...

Isto esta giro por aqui....

:)

Anónimo disse...

Eu não tenho nada contra os ditos alunos mas sempre me interroguei como seria possivel fazer bons maquinistas de mercadorias assim do pe para a mao, tipo caidos de paraquedas na ferrovia!

Em lado algum do mundo se mete pessoal a conduzir comboios de mercadorias sem ter cerca de 2 anos de contacto com as operaçoes ferroviarias!

Comboios de passageiros é outra coisa, pois os dispositivos de segurança e os padroes de manutenção sao muito mais elevados, sendo os comboios incompravelmente mais faceis de conduzir

Com o maior dos respeitos aos ditos alunos, mas a formação deles, por mais que se esforcem, na minha opinião, nunca os qualificara convenientemente para conduzirem os comboios de mercadorias da takargo em segurança. Se Deus quiser (ou nao fosse isto a terra onde o divino se sobrepoe a prevenção) tudo correra bem e ao fim de 1 anito e muita asneirada, já terao experiencia minima bastante para se livrarem da maior parte dos sarilhos sozinhos!

Sim, que a teoria e os manuais de condução sao lindos... a pratica nem por isso! vai ser lindoooooo!

Dito isto,por estas e muitas mais razões, dispenso comboios da takargo nas linhas por onde eu circulo...

Anónimo disse...

SR."MataVelhas" os alunos da cp carga têm os tais 2anos de experiência em comboios de passageiros que o senhor tanto afirma??????os nossos formadores muito provavelmente foram os seus!!acha-se mal formado?um maquinista experiente como o senhor já devia de saber que não existe transporte mais seguro que o transporte ferroviário e que os poucos acidentes ferroviários sao por negligencia dos maquinistas mais experientes!agora pense................se calhar é melhor dispensar todos os comboios nas linhas por onde o senhor circula!!!com os melhores cumprimentos e o desejo de melhores comentários.

aluno maquinista

Anónimo disse...

Estava apenas a falar da TAKARGO, mas nesse caso, o meu comentario vai também para a CP carga, assumindo que os formandos vem de fora do sector ferroviario.

A opinião mantem-se... Pessoal que vem de fora da ferrovia ser largado de paraquedas na conduçao de comboios de mercadorias é um perigo para a circulação ferroviária. Não tem nada a haver com empresas...

Já agora, eu conduzo carrinhas do leite e vou almoçar/jantar todos os dias a casa... dispenso mercadorias e noites passadas acordado, há já muitos anos!

Um abraço e a melhor das sortes para todos vós! ( e isto, como tudo, é dito sinceramente!)

Anónimo disse...

É bom haver mais operadores assim o mercado de trabalho alarga-se... e ser da Takargo ou da CP o que importa é ser um bom profissional e competência adquire-se com o tempo e determinação... comboios de mercadorias são comboios os outros não passam de automotoras...

Anónimo disse...

Sr MataVelhas não vale a pena andar aqui a discutir sendo da mesma empresa. O Sr conduz ute's para o qual não proporciona nenhum gozo profissional mas isso é uma opinião própria, almoça ou janta todos os dias em casa que bom para si mas também ganha menos que um maquinista da CP Carga com os seus anos de casa. Agora não tem é de criticar os alunos porque muitos deles apesar de virem de fora tiveram uma vida inteira até aqui ligada ao caminho de ferro, para alem de mais estes alunos candidataram-se a maquinistas no geral. Critique esta divisão estúpida que só serviu para encher os bolsos a alguém. Estou de acordo com um anónimo, interessa e sermos bons profissionais e cumprirmos com a nossa obrigação. Cumprimentos e fico a espera de melhores comentários tal como o anónimo que talvez conheça.

Anónimo disse...

olá

Que lindos comentários.

Só quero deixar aqui um pequeno comentário sobre o que foi dito para trás.
1-O que diz o Sir não sei até que ponto será verdade,mas sendo ou não é de muito mau gosto colocar aqui essas palavras sem que tenha argumentos válidos para as justificar.
2-O que diz o matavelhas também é descabido,um maquinista formado para comboios de mercadorias em princípio estará preparado para executar tal tarefa.Se assim não for teremos de por em causa a empresa que os forma.E pela segunda resposta deste mesmo senhor e passo a citar, "agora, eu conduzo carrinhas do leite e vou almoçar/jantar todos os dias a casa... dispenso mercadorias e noites passadas acordado, há já muitos anos!" só posso tirar as seguintes conclusões,não trabalha na CP, já está reformado, está de castigo ou então é um escova do chefe.

Agora a parte importante para este pessoal novo.
Aprendam bem com os que já cá andam não se deixem escravizar pelo patronato, a escravidão leva a erros FATAIS, tanto para vosses como para quem já cá anda.
Um erro com um comboio não é o mesmo que alguma lata amassada em um automóvel.
Para mim o ponto mais importante e que nunca se devem esquecer é pôr a segurança acima de tudo,não facilitar em qualquer momento pois o erro está sempre há vista.

Abraços
Artur

Anónimo disse...

caros Senhores mandar comentarios desagradaveis não se resolve nada. mas uma coisa é certa eu só ficarem convencido dos serviços da TAKARGO quando houver frutos.
quanto aos alunos são todos iguais só são diferentes na formação e como disse este Sr. do ultimo comentario o mais importante é não facilitar porque seija mercadurias ou passageiros há sempre vidas em jogo
comprimentos a todos

Anónimo disse...

Gostava de fazer uma pergunta aos alunos da TAKARGO, se estão a gostar do curso?

Anónimo disse...

Esses alunos da Takargo ao responder a certos comentarios ate fica mal.Ao comparar que um maquinista da CP no tinha que ter dois anos de empresa.Deus me guarde que eu trabalho todos os dias onde eles passam.Um abraço aos alunos da TAKARGO E CP. por ultimo gostava de lembrar aos alunos da takargo o caso de INGLATERRA

Anónimo disse...

Esses alunos da Takargo ao responder a certos comentarios ate fica mal.Ao comparar que um maquinista da CP no tinha que ter dois anos de empresa.Deus me guarde que eu trabalho todos os dias onde eles passam.Um abraço aos alunos da TAKARGO E CP. por ultimo gostava de lembrar aos alunos da takargo o caso de INGLATERRA

Anónimo disse...

Esses alunos da Takargo ao responder a certos comentarios ate fica mal.Ao comparar que um maquinista da CP no tinha que ter dois anos de empresa.Deus me guarde que eu trabalho todos os dias onde eles passam.Um abraço aos alunos da TAKARGO E CP. por ultimo gostava de lembrar aos alunos da takargo o caso de INGLATERRA

Azaroteu disse...

Gostava de fazer uma empresa assim que não paga um tostão pelo material que vai buscar como os vagões as locomotivas e afins também assim com um palmo de testa também teria uma empresa que oferece precariedade e falta de futuro espero que não façam nada que ponham a vida de quem trabalha na ferrovia em perigo

Anónimo disse...

Nuno és mesmo CROMO....

Anónimo disse...

Acho que a takargo é uma merda. Qual cocncorrência á altura.
É mais uma empresa sem saber o que fazer ao dinheiro, e decide logo ir meter-se com a CP.
O senhor anónimo deve andar a levar com muito fumos das 1400 da CP, o que lhe deixa os neurónios tontos.

Viva a CP.

Anónimo disse...

Ho!! Pessoal como é que é?!

Quando li isto aqui ate fiquei estupfacto! Takargo CP alunos maquinistas, deus me livre!~!
Não seria melhor descutir problemas do "ferro" por exemplo circulaçao, normas etc etc . . .
em vez de criticar e denegrir uma carreira profissional! Aqui ja há uns anos os maquinistas queriam comparar as carreiras profissonais como altamente desgastantes, exigindo alta concentração; protecção entre colegas como por exemplo na altura davam os exemplos dos pilotos da TAP, queriam as mesmas regalias os mesmos direitos, posso vos dizer que o "Mundo do AR" (avioes) ;) ñ critica colegas msm sendo de outras companhias.
Deviam pensar nisto digo eu...

Anónimo disse...

Bem, já li tanto disparate.Posso adiantar: fui maquinista da C.P., já estou reformado e confesso nunca senti quaisquer rivalidades a favor ou contra pelos colegas da Linha de Cascais quando estes ainda estavam separados e recentemente pelos da Fertagus. Meus caros cada um tem que se interessar pela matéria e procurar brilhar no que faz sem vaidades exarcebadas. Tenham juizo uns e outros, estas rivalidades não levam a lado nenhum. Sou do tempo em que a segurança era muito diferente do agora para pior, hoje tudo está muito facilitado, embora se tenha que manter atenção à segurança. Um verdade: a passagem prévia pelas "ditas carrinhas de leite", davam pelo menos algum conhecimento da linha, a ida directamente para comboios pesados e de mercadorias não me parece ser uma medida muito acertada, cá estou para ver o resultado. Saudações ferrovias, para os actuais e para os tais formandos que tudo leva a crer venham a ser.

Anónimo disse...

boas gente ja vi que em alguns comentarios tem pessoas a trabalhar na takargo se me pudessem dizer como faço para me increver nessa epresa para maquinista agradeçia!

obrigado e ambas a cp e a takargo sao boas empresas nao entrem no bota abaixo so por botar

Azaroteu disse...

ao sr anónimo que diz que o Nuno é cromo sugiro que batas com a cabeça num carril antes de te esticares ao comprido já que és tão esperto devolvam as 1400 que tem ao serviço que até com Train office seguiram apesar dos tontos pensarem que serve para brincar aos cowboys

Anónimo disse...

Meus amigos,rivalidades entre colegas que exercem a mesma função não leva a lado nenhum,eu trabalho no ramo fèrroviario,na metro do porto m.o meu pai já foi maquinista durante 30 anos.Já andei c ele em comboios d mercadorias e passageiros é verdade q tracionar um mercadorias não é igual a passageiros mas o grãu d responsabilidade é o mesmo,não adianta colocar???aõs formadores capacidade ou não de saber explicar e formar,no meu caso quem me deu formação foi um ex.maquinista muito conçeituado,todos os ex que ele nos dava eram da CP ,o que n ajudou bastante,um bom maquinista não è aquele q conduz sò comboios d mercadorias,nem aquele q tem mts anos d experiencia,á quem os tenha e nunca fez nada para melhorar ,conduzem sempre da mesma maneira tornando a condução agressiva para os passageiros quer para o material circulante.Por isso os anos de experiencia è mt relativo ,o que conta é ter gosto na função que desempenhamos e ser profissional d príncipio ão fim do serviço que nos diga respeito,o resto è na prática q aprendemos sozinhos c o material nas maõs,não é na formaçao que conhecemos o perfil da via ,somos nós sozinhos que o vamos aprender se tivermos gosto na função c eu tenho.Meus amigos mais críticos vamos acolher estes nossos colegas da Takargo c dignidade e respeito só assim mostramos ser bons profissionais.Um Abraço do vosso colega RUI OLIVEIRA ,Agente de Condução da Metro do Porto.

Anónimo disse...

ahhhhhhhhahhhhhhhhhihhhhhhhhhahhhhhhhhhhhhhaaaaaaahhahaahahahaahahhahAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAOIOOIOIAAAAA

Anónimo disse...

ninguem diz mais nada??'??

Anónimo disse...

ninguem diz mais nada??'??

Anónimo disse...

ehhhhh......tanta parvoice que se diz aqui!!!!!isto até dá vontade de rir :) quem é que vos fez mal que eu vou ja lá falar com eles :) épa sou maquinista da TAKARGO e acho que sou o 1º a escrever aqui.A unica coisa que tenho pra dizer é que a TAKARGO ja anda a fazer comboios Portugal-Espanha á uns meses com cerca de 1100 ton e com 465m e até agora ZERO acidentes e ZERO incidentes!!!com isto, ou temos tido mta sorte ou então afinal temos maozinhas.Nós não queremos meter ninguem no desemprego,só queremos fazer os nossos comboios,por isso preocupem-se com voces e deixem-nos fazer os nossos comboios descansados e tambem nao se preocupem com a segurança porque ta tudo e ser seguido á risca como nos ensinaram.abraço a todos e beijnhos pro pessoal asiático

Anónimo disse...

FONIXXX...Os manda chuva até se riem disto...estão a conseguir o que querem...guerra e rivalidades.

comentários praqui outro pracolá, falar pra não dizer nada...até parece o nosso pais ou melhor...os nossos politicos.

DEIXEM-ME VOLTAR PRA ILHAAAAAA....

:(

Anónimo disse...

Pois é meus amigos, mas será que ainda não perceberam que o gestores sãos os mesmos, passam do publico para o privado e do privado para o publico.
E quando estão no publico só favorecem o privado porque depois vão la parar.
Quem vendeu as 1400 ao privado? Será que o privado fazia a mesma coisa ??
Pois é quem se lixa é o mexilhão.
Porque os gestores estão sempre bem num lado ou noutro.
Não tenho nada contra privado,desde que seja este a investir e não venha mamar no bolo publico, porque ai mama duas vezes. Exemplo a Fertagus.

Ferroviario

Anónimo disse...

Depois de ler todos estes comentários, resta-me apenas dizer, para não dar o meu tempo totalmente por perdido: a maioria, a par da formação em conduzir comboios, necessitava também de muitas aulas de português...

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ acheter cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis farmaco per impotenza
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis generico