11 novembro, 2009

Contentores acumulam-se em Piraeus

Os trabalhadores portuários de Piraeus prolongaram a greve de uma semana por mais 48 horas em protesto contra a concessão da Cosco Pacific. Milhares de contentores acumulam-se agora no maior porto da Grécia.

A última paralisação começou no passado dia 2 e deveria ter terminado no domingo passado, mas o sindicato dos trabalhadores portuários apelou aos seus membros para a prolongarem por mais dois dias, para aumentar a pressão sobre o governo no sentido de renegociar com a Cosco a concessão do terminal de contentores por 35 anos.

A greve impediu já a movimentação de cerca de 4 500 contentores, provocando receios de uma escassez de bens de consumo no período que antecede o Natal, caso os trabalhadores portuários voltem a parar.

O sindicato cancelou uma greve de 16 dias em meados de Outubro, após o recém-eleito governo socialista assumir ir honrar a sua promessa de campanha de reabrir negociações com a Cosco Pacific para obter garantias de emprego dos trabalhadores portuários.

No entanto, o governo admite não poder anular o acordo legalmente vinculativo entre a Cosco e a Administração anterior.

A Cosco, a quinta maior operadora de terminais de contentores do mundo, pagará cerca de 5 mil milhões de dólares durante os 35 anos de concessão e investirá um adicional de 350 milhões para a modernização das instalações.

A empresa sedeada em Hong Kong planeia aumentar a capacidade anual de Piraeus para 3,7 milhões de TEU e torná-lo um hub de distribuição para as exportações chinesas para a Europa do sudeste.


In T&N

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e