22 dezembro, 2008

Centro Ibérico de Excelência Marítima vem para Aveiro

José Luís Cacho confessa o “enorme esforço” realizado para trazer o equipamento para Aveiro, e destaca o “excelente contributo” que dará à investigação portuária

A Administração do Porto de Aveiro (APA) torna pública a futura instalação de um Centro Ibérico de Excelência Marítima (CIEM), dando conta que o protocolo oficial da sua criação será assinado até ao final do próximo mês.
De acordo com José Luís Cacho, presidente da APA, esta estrutura, que ficará instalada no interior da área portuária, na Gafanha da Nazaré, “será de grande importância para o desenvolvimento da região, quer ao nível da área de investigação portuária, quer do transporte marítimo”. O presidente da APA revela o “enorme esforço e trabalho que já vem sendo desenvolvido há bastante tempo, para que este excelente projecto viesse para Aveiro”.
A decisão de avançar com o CIEM resultou de uma reunião ocorrida no início deste mês, e que juntou à mesa a APA, as agências portuguesa e espanhola de Transporte Marítimo de Curta Distância, a Escola Europeia de Short Sea Shipping, o ISCIA e o Instituto Marítimo Espanhol.
Destas entidades parceiras da APA neste projecto, José Luís Cacho destaca a Escola Espanhola de Transporte Marítimo de Curta Distância, “uma das maiores e com mais tradição na Europa neste segmento”.

Três iniciativas dinamizam projecto
Os principais objectivos deste equipamento passarão por promover o Short Sea Shipping, cursos superiores relacionados com o estudo do Mar (como de Gestão Portuária e de Direito Marítimo), divulgar a intermodalidade (rodovia/marítimo/ferrovia) como solução logística global, e realizar conferências, workshops, e seminários subordinados à temática marítima.
Com vista a “imprimir dinamismo ao projecto”, estão já agendadas algumas iniciativas, entre as quais se destaca um Encontro de Transportistas e Transitários Ibéricos, no dia 5 de Dezembro, em Aveiro. Serão, também, atribuídas bolsas aos estudantes que participem no curso ministrado pela Escola Europeia de Short Sea Shipping, bem como está prevista a realização da segunda edição da Pós-Graduação em Gestão Portuária, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA).
Em breve, será lançado um concurso de ideias para a criação do logótipo do CIEM.

In Diàrio de Aveiro.pt

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Sem dúvida uma boa noticia. Portugal precisa efectivamente de se projectar nas áreas Marítimas.

Fazendas disse...

Felizmente ainda existem pessoas atentas e competentes neste pais...