17 setembro, 2009

Frota de porta-contentores cresce ao ritmo mais lento da década

A capacidade de transporte de contentores em navios celulares a nível mundial deverá crescer este ano apenas 7,3%, de acordo com as novas projecções da AXS-Alphaliner. A nova estimativa compara com os 13,4% previstos ainda em Janeiro.

O adiamento de entregas de navios e o maior ritmo de abate de unidades antigas são as explicações avançadas pela AXS-Alphaliner para o abrandamento do ritmo de crescimento da capacidade da frota mundial de porta-contentores.

As previsões agora divulgadas pela casa francesa apontam para que se chegue ao final do ano com uma capacidade de transporte de 13,26 milhões de TEU, o que representará um crescimento de 7,3% relativamente ao nível de 31 de Dezembro de 2008.

Em Janeiro último, a AXS-Alphaliner previra para este ano uma taxa de crescimento de 13,4%, para os 14,02 milhões de TEU.

Nos primeiros oito meses do ano apenas foram entregues 190 navios, com uma capacidade de transporte de 784 mil TEU, ao passo que o desmantelamento atingiu 145 unidades, com uma capacidade agregada de 275 mil TEU.


In T&N

A confirmar-se a nova previsão, o crescimento da frota mundial de porta-contentores será este ano o pior da década. Para encontrar pior será preciso recuar a 1999, quando o aumento de capacidade foi de apenas 5,3%.

Sem comentários: