16 setembro, 2009

Tráfego de contentores dá sinais de recuperação

O declínio do tráfego marítimo de contentores abrandou significativamente em Julho, de acordo com os últimos dados divulgados pela European Liner Affairs Association (ELAA). Espanha destaca-se a crescer.

Ainda não é a recuperação desejada, mas o facto é que em Julho os resultados do movimento de contentores nas principais linhas de comércio marítimo deram sinais de melhoria relativa. Por exemplo, nas ligações entre a Europa e a Ásia verificou-se mesmo um acréscimo nas exportações do Velho Continente.

Em Julho, as expedições da Ásia para a Europa caíram 17,1% em termos homólogos, mas o resultado é melhor do que a quebra de 22% registada na média do primeiro semestre. Mais, os 997 715 TEU contabilizados nos dados da ELAA de Julho estão praticamente ao nível do verificado em Janeiro (pouco mais de um milhão de TEU) e superam em 379 mil TEU o resultado de Fevereiro, o pior do ano até ao momento.

No sentido inverso, as exportações da Europa para a Ásia aumentaram 0,05%, para 490 214 TEU. Mas a associação europeia sublinha a existência de diferenças regionais profundas. Enquanto as expedições do Mediterrâneo Ocidental subiram 9,8%, comparativamente com Julho do ano passado, as cargas de Itália cresceram 65% e as de Espanha atingiram os 96%. Já as exportações do Norte da Europa para a Ásia caíram 2,5% e as Mar do Negro/Mediterrâneo Oriental perderam 20%.

No Atlântico o cenário permanece menos encorajador. De acordo com os números da ELAA, em Julho o tráfego westbound caiu 17%, em termos homólogos, para a casa dos 254 mil TEU, enquanto o tráfego eastbound recuou mais 28% para cerca dos 212 mil TEU.


In T&N

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Ainda bem que assim é.
Bom para todos nós que trabalhamos na área, bom para o país.

Saudações Marítimas
José Modesto