29 março, 2009

Aveiro, Leixões e Zaldeza candidatam-se ao Marco Polo

Os portos de Aveiro e de Leixões e a plataforma logístistica de Salamcanca (Zaldeza) estão a preparar uma candidatura conjunta ao programa comunitário Marco Polo.

A candidatura será apresentada no âmbito das acções de aprendizagem comum, porque o projecto visa estudar os constrangimentos que actualmente se verificam ao transporte de mercadorias no eixo viário europeu E-80 (que liga Portugal e Espanha à Europa pela fronteira de Irun) e estudar e propor alternativas intermodais, quer de base marítima (TMCD), quer de base ferroviária.

O projecto deverá envolver também a plataforma logística da Aquitaine-Euskadi, já em território francês.

O Corredor E-80, por onde passam cerca de 52 milhões de toneladas/ano, 96% dos quais transportadas em camião, será o tema central do 3.º Encontro Luso-Espanhol de Logística, que se realizará em Aveiro nos próximos dias 7 e 8 de Maio.

Para além da apresentação do projecto de candidatura ao Marco Polo, o programa contará com as participações, entre outros, de representantes da Graveleau, do SPC, da CP Carga, da Renfe Mercancias, da Associação de Centros de Transportes de Espanha, da Organização Empresarial de Operadores Logísticos do país vizinho e da Escola Europeia de Short Sea Shipping, além da representante da plataforma logística de Aqutaine.


In Transportes & Negócios Online

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Qual será o(s)Armador(es)que vão disponibilizar o(s)navio(s)???

Saudações Marítimas
José Modesto