A ADIF e a REFER, em estreita colaboração, criaram as condições para desenvolver o primeiro serviço directo inter-operável entre Espanha e Portugal de transporte de mercadorias por via ferroviária, sem necessidade de troca de locomotiva na fronteira dos países.
Solicitado pelas transportadoras privadas TAKARGO Rail e COMSA Rail Transporte, que numa primeira fase transportarão bobinas de papel e papel para reciclar entre Saragoça e Lisboa. O serviço tira partido da criação e gestão de um canal de circulação de 1253km entre Saragoça (Espartal) e o porto de Lisboa. A primeira circulação saiu ontem de Saragoça e chegou esta manhã à fronteira de Vilar Formoso, com o assinalável pormenor de ter passado a fronteira com dez minutos de avanço em relação á hora marcada. A sua circulação em sentido inverso terá lugar entre 9 e 10 de Março. Trata-se do primeiro tráfego inter-operável de mercadorias entre Espanha e Portugal, e um marco à luz da nova realidade possível pela liberalização do transporte ferroviário. Com uma capacidade de carga de 1150 toneladas, vai realizar-se duas vezes por semana em cada sentido. A rota será Saragoça- Medina del Campo-Salamanca-Vilar Formoso-Lisboa. Do lado espanhol arrancará em breve um outro serviço, entre Madrid e o porto de Lisboa.
Solicitado pelas transportadoras privadas TAKARGO Rail e COMSA Rail Transporte, que numa primeira fase transportarão bobinas de papel e papel para reciclar entre Saragoça e Lisboa. O serviço tira partido da criação e gestão de um canal de circulação de 1253km entre Saragoça (Espartal) e o porto de Lisboa. A primeira circulação saiu ontem de Saragoça e chegou esta manhã à fronteira de Vilar Formoso, com o assinalável pormenor de ter passado a fronteira com dez minutos de avanço em relação á hora marcada. A sua circulação em sentido inverso terá lugar entre 9 e 10 de Março. Trata-se do primeiro tráfego inter-operável de mercadorias entre Espanha e Portugal, e um marco à luz da nova realidade possível pela liberalização do transporte ferroviário. Com uma capacidade de carga de 1150 toneladas, vai realizar-se duas vezes por semana em cada sentido. A rota será Saragoça- Medina del Campo-Salamanca-Vilar Formoso-Lisboa. Do lado espanhol arrancará em breve um outro serviço, entre Madrid e o porto de Lisboa.
1 comentário:
Uma boa noticia sem duvida....
Enviar um comentário