27 março, 2009

Porto do Lobito movimenta mais de 564 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre

Pelo porto comercial do Lobito passaram no primeiro trimestre do corrente ano 564.479 toneladas de mercadorias diversas descarregadas em 103 navios, revelou Carlos Gomes, presidente da estrutura, anunciando simultaneamente a entrada em funcionamento do novo porto seco em Novembro próximo cujo objectivo visa prevenir o congestionamento do actual recinto portuário.

A conclusão da pavimentação de mais 1500 metros de extensão e a substituição de 25 quilómetros da linha férrea que serve para o escoamento de mercadorias do recinto portuário até ao corredor principal do Caminho-de-Ferro de Benguela, também constitui uma das apostas da direcção da empresa, que espera aumentar significativamente a movimentação de minério proveniente das repúblicas vizinhas da Zâmbia, República Democrática do Congo e de outras origens.
O porto do Lobito, criado há 81 anos, em função da importância do Caminho-de-ferro de Benguela, é tido como uma unidade estratégica para o desenvolvimento económico do país e da região da África Austral. É do porto do Lobito onde "nasce" o Caminho-de-Ferro de Benguela que atravessa o território angolano, numa extensão de 1.314 quilómetros, fazendo conexões com as linhas férreas da R. D. Congo e da Zâmbia.


In CargoEdições Online

Sem comentários: