24 março, 2009

CP e Renfe querem facturar um milhão já este ano

Um milhão de euros é o volume de negócios previsto pela CP e pela Renfe para o Iberian Link, já este ano. O novo serviço ligará os principais portos nacionais a Espanha, por Madrid. Chegar além-Pirinéus é um objectivo a médio prazo.

O novo serviço é o primeiro resultado do acordo de cooperação assinado entre os dois operadores públicos ibéricos, em meados do ano passado.

O Iberian Link arranca com três ligações semanais em ambos os sentidos, unindo os portos de Leixões, Lisboa e Sines a Madrid, e daí a Saragoça, Tarragona, Barcelona e Valência.

O transporte realizar-se-á às terças, quintas e sextas-feiras. O caminho entre Lisboa e Madrid durará 15 dias. As entregas no destino final outras 24.

A oferta de capacidade de carga será de cerca de 960 toneladas por composição, o que perfaz uma capacidade semanal de 2 880 toneladas/semana em cada direcção, o equivalente a 147 TEU.

Em termos anuais, a capacidade de transporte do Iberian Link situar-se-á nos 14 mil TEU, mas poderá aumentar para os 24 mil, com a passagem do serviço a uma cadência diária, logo que a procura assim o justifique.

Já este ano, o volume de negócios do Iberian Link deverá ser de um milhão de euros, crescendo nos dois anos seguintes a uma taxa média de mais de 30%.

No médio prazo, a CP e a Renfe pretendem alargar a ligação ibérica além-Pirinéus, para chegar a França e à Alemanha.


In T&N

2 comentários:

Anónimo disse...

Que grande notícia, espectacular.. tudo isto é muito bonito e "pinta-se" um cenário ferroviário internacional fora do comum e com significativas melhorias, mas com os preços que estão a praticar não me parece que vão ter sucesso com o Iberian Link.
Além do mais os boatos falavam em baixa significativa de preços, mas não passou disso mesmo, um boato..

Fazendas disse...

Este pais esta cheio de operaçoes de cosmetica... Infelizmente.