25 março, 2009

Tui fecha venda da Hapag-Lloyd

O grupo Tui conseguiu, finalmente, concluir a venda da Hapag-Lloyd ao consórcio de investidores alemães.

O negócio foi fechado pelo valor originalmente acordado de 4,45 mil milhões de euros, mas a Tui viu-se na contingência de ter de recomprar uma posição de 43,3% na empresa, ao invés dos 25% inicialmente previstos.

O aumento da posição da Tui na Hapag-Lloyd visou colmatar as dificuldades de financiamento do consórcio comprador, agravadas pela redução da participação do líder da Kühne+Nagel.

Além disso, a Tui teve ainda de garantir um financiamento de 1,1 mil milhões de euros, por um prazo limitado, para garantir a estabilidade financeira da Hapag-Lloyd.

Com a alienação da companhia de navegação, um negócio considerado não estratégico, o grupo Tui encaixou ainda 1,6 mil milhões de euros, 400 milhões menos do que o inicialmente previsto.

A Hapag-Lloyd, número cinco do ranking mundial de transporte marítimo de contentores, mantém-se alemã, e com sede em Hamburgo, sendo agora maioritariamente detida por um consórcio em que participam Klaus-Michael Kühne, o banco de investimento MM Warburg, e o próprio governo da cidade portuária.


In T&N

Sem comentários: