11 março, 2009

Maersk vai encostar ao cais 25 navios porta-contentores…

Um total de 25 navios porta contentores serão retirados de serviço pela Maersk Line este ano como resposta da líder do mercado à queda da procura. O chefe executivo da Maersk Line, Eivind Kolding, disse que a redução vai incidir em navios de tamanho médio, entre os 4300 e os 8000 TEU de capacidade: "Se partirmos do pressuposto de que a dimensão média dos navios será de 6.000 TEU, isso poderá implicar que uma capacidade total de 150.000 TEU será retirada do mercado".

Esta revelação surge após a decisão da Maersk Line de, no final do ano passado, congelar a encomenda de oito navios de 6.500 TEU, pelo menos até Maio ou Junho do próximo ano.
A Maersk Line opera uma frota de 464 navios de contentores, com uma capacidade total de 1,9 milhões de TEU.


… e alerta para a possibilidade de falências na indústria

Kolding declarou à Reuters que era provável que todas as companhias marítimas tivessem perdas sustentadas no ano em curso. "Provavelmente, algumas companhias marítimas terão de cessar a actividade se as taxas dos fretes não subirem", disse ele. "Eu não tenho ideia de quem será, porque somos todos diferentes, mas não será a Maersk." Kolding repetiu que a Maersk Line está determinada a defender a sua quota de mercado, que é actualmente 15% a nível mundial e 17% na rota Ásia-Europa.
O grupo A.P. Moller-Maersk aumentou a facturação no ano passado em cerca de 12%, em relação a 2007.


In CargoEdições Online

Sem comentários: