10 setembro, 2009

Hapag-Lloyd corta pessoal em Leixões

A Hapag-Lloyd anunciou a intenção de dispensar 120 dos seus cerca de 1 100 trabalhadores. Em Portugal, os despedimentos afectarão o escritório de Leixões, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

A braços com uma crise sem precedentes, a Hapag-Lloyd acordou com os representantes dos trabalhadores na Alemanha a redução em cerca de 10% do número de efectivos, numa medida integrada num plano de redução de custos.

As rescisões deverão acontecer até 2010 e ter um carácter voluntário, de acordo com um porta-voz da empresa, citado nos media internacionais.

Em Portugal, ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS conseguiu apurar, a redução do pessoal far-se-á exclusivamente no escritório de Leixões, onde seis dos nove funcionários já terão recebido as respectivas “cartas de despedimento”.

Para o escritório de Lisboa não estará prevista a redução do pessoal, até porque a estratégia passará por centralizar ali o serviço de atendimento a clientes.

O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou, por mais de uma vez, contactar o responsável da Hapag-Lloyd em Portugal, mas não obteve qualquer resposta aos pedidos de esclarecimento.

Anteriormente representada em Portugal pela Burmester & Stüve, a Hapag-Lloyd optou há alguns anos por se estabelecer directamente no mercado nacional.

A nível global a Hapag-Lloyd está a enfrentar sérias dificuldades, aguardando ainda o aval do estado alemão para um financiamento de mais de 1,2 mil milhões de euros, sem o qual a própria sobrevivência da companhia poderá ficar em causa.


In T&N

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Pois é...nestes casos condeno determinantemente este tipo de procedimentos.

Sindicato...o que vai fazer?

Saudações Marítimas
José Modesto

Fazendas disse...

Se fizerem o que costumam.... nada.