02 dezembro, 2008

Mv. Faina.... Finalmente pagam o resgate de 1 dos navios.

Os piratas somalis e os proprietários do cargueiro ucraniano MV Faina chegaram a acordo para a libertação do navio, sequestrado a 24 de Setembro e que transportava armamento pesado, incluindo 33 carros blindados T-72, de fabrico soviético.

“O acordo foi alcançado mas estão ainda a discutir as modalidades relativas à libertação do navio, da carga”, disse à agência Reuters Andrew Mwangura, do Programa de Apoio à Navegação da África Oriental, uma organização de monitorização da pirataria na costa da Somália e do Quénia, criada em 1996. “Também estão a negociar a entrega do dinheiro. Mas ouço dizer que as coisas estão a correr bem e que o navio deverá ser libertado”, adiantou.

Os piratas tinham exigido um resgate de 20 milhões de dólares (15,8 milhões de euros) pelo navio, que transporta ainda lança-granadas e munições. A tripulação é composta por 20 homens. Neste momento, cerca de duas centenas de tripulantes de mais de uma dúzia de navios sequestrados estão em poder dos piratas.

Hoje expirou o prazo para a libertação do superpetroleiro Sirius Star, o maior navio alguma vez capturado numa acção de pirataria, de acordo com a agência Reuters.

Os sequestradores exigem 25 milhões de dólares para devolver o navio, que está avaliado em 150 milhões de dólares e transporta um carregamento de petróleo avaliado em cem milhões de dólares e que seria suficiente para abastecer Portugal de combustível durante seis dias.

O superpetroleiro foi sequestrado a 15 de Novembro e os piratas ameaçam provocar uma catástrofe ecológica se o resgate não for pago. Esta sexta-feira capturaram ainda um navio de transporte de produtos químicos, o Biscaglia, o terceiro deste tipo actualmente em poder dos piratas.

Mais de 20 mil navios cruzam todos os anos as águas do golfo de Aden, onde tem decorrido a maioria dos ataques dos piratas.

In Publico

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.

Descobri o vosso blogue ontem e como nunca trabalhei neste ramo em Portugal fiquei curioso.
Neste momento trabalho para uma empresa Suica de losgistica (www.tlc-sa.com) na Guiné Equatorial como Transit / Forwarder Manager, apesar de bem renumerado é muito complicado trabalhar neste Pais.
Estou a pensar seriamente em para o ano que vem voltar para Portugal e tentar a minha sorte na logistica também.
Será que me podem dar algumas dicas? Por exemplo:

Quais são as vossas profissões?

Qual é o equivalente ai de um Transit / Forwarder Manager?

Em termos de remuneracão, qual é o salário médio?

Qual é o horário de trabalho?

Se possivel gostava que me respondessem para o meu email pessoal - tiagop@gmail.com , e que não publicassem este comentário no blog.

Um grande abraco e obrigado desde já.

Fazendas disse...

Respondido :)