O Banco Europeu de Investimentos (BEI) concedeu um crédito de 200 milhões de euros ao Grupo Grimaldi, para a aquisição de sete navios multipurpose ro-ro, avaliados em cerca de 400 milhões de euros.
A primeira tranche, de 30 milhões de euros, destinou-se ao “Grande Angola”, que há poucos dias fez a sua escala inaugural em Lisboa. Os restantes seis navios serão entregues ao longo deste ano e do próximo. Todas as unidades estão a ser construídas na Croácia.
Os novos navios multipurpose ro-ro irão operar nas ligações entre o Norte da Europa, a África Ocidental e a América Latina. Cada qual tem uma capacidade de dois mil metros lineares de carga, podendo transportar até 2 000 veículos e 800 TEU. Para a movimentação dos contentores, e também de “project cargoes”, os navios estarão equipados com duas gruas de 40 toneladas e terão uma rampa que permite a passagem de volumes de até 250 toneladas.
Este é o segundo empréstimo concedido pelo BEI ao Grupo Grimaldi no espaço de poucos meses. Em Setembro, a mesma instituição concedeu um financiamento de 250 milhões de euros para a compra de quatro cruise ferries para as AEM do Mediterrâneo. O investimento total é de 600 milhões de euros.
Os dois primeiros navios, o Cruise Roma e o Cruise Barcelona, já entraram ao serviço. Os dois restantes serão entregues pelos estaleiros Fincantieri em Setembro deste ano e em 2010.
O Grupo Grimaldi opera mais de 125 navios e reclama a liderança mundial no transporte de carros e cargas ro-ro.
4 comentários:
Este grupo armador italiano é muito antigo. Depois da segunda guerra mundial fez muito dinheiro a transportar refugiados da Europa para as Américas...
Tenho que ir bater à porta do BEI para ver se nos financia também uns "Barcos", que o meu sonho é ser "barqueiro" quando for grande...
Hahahaaha.... o seu sonho e o meu. Se precisar de companhia quando lá for diga, que vou consigo.
Abraço
Nota Importante, o navios designados Ro-Ro ou Roll-on/Roll-off estão a ser desviados das suas rotas a que estão vocacionados (transporte de viaturas)para se concentrarem nos trafêgos das nossas ex.colónias.A própria NYK já equaciona vender alguns dos seus navios fábrica dado o abrandamento dos grandes produtores de automovéis, noeadamente a Toyota
Isto anda mau anda... e ao que parece o sector até 2010 não prevê melhorias.
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