Um navio de guerra francês impediu, este domingo, no Golfo de Aden dois novos ataques de piratas contra cargueiros, um croata e outro panamiano, e 19 piratas somalis foram detidos, anunciou o Eliseu.
«Três dias depois de um navio de guerra lançar um ataque contra um cargueiro panamiano, a fragata Jean de Vienne, da Marinha nacional (francesa)», efectuou uma «acção determinante» para se «opor a dois novos ataques», refere um comunicado da presidência francesa.
Um visava o cargueiro croata Donat, o outro o navio panamiano Vulturnus, que navegavam no Golfo de Aden, acrescenta o comunicado do Ministério da Defesa.
O documento refere ainda que os 19 piratas somalis detidos possuíam armas de guerra, munições e material de abordagem e vão ser entregues às autoridades somalis.
Segundo o ministério, foram também capturados duas carabinas, dois lança-rockets, dois 'rockets' e mais de 1.000 litros de gasolina.
O presidente Nicolas Sarkozy já enviou felicitações à equipa da fragata Jean de Vienne, e congratulou-se com os primeiros sucessos tangíveis registados na luta contra a pirataria, ao mesmo tempo que desejou que a mobilização internacional se «alargue agora para erradicar este flagelo do Golfo de Aden e das costas somalis», acrescenta o comunicado.
Vive la France :)
05 janeiro, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário