05 janeiro, 2009

Navio de guerra francês impede novos ataques de piratas

Um navio de guerra francês impediu, este domingo, no Golfo de Aden dois novos ataques de piratas contra cargueiros, um croata e outro panamiano, e 19 piratas somalis foram detidos, anunciou o Eliseu.
«Três dias depois de um navio de guerra lançar um ataque contra um cargueiro panamiano, a fragata Jean de Vienne, da Marinha nacional (francesa)», efectuou uma «acção determinante» para se «opor a dois novos ataques», refere um comunicado da presidência francesa.
Um visava o cargueiro croata Donat, o outro o navio panamiano Vulturnus, que navegavam no Golfo de Aden, acrescenta o comunicado do Ministério da Defesa.
O documento refere ainda que os 19 piratas somalis detidos possuíam armas de guerra, munições e material de abordagem e vão ser entregues às autoridades somalis.
Segundo o ministério, foram também capturados duas carabinas, dois lança-rockets, dois 'rockets' e mais de 1.000 litros de gasolina.
O presidente Nicolas Sarkozy já enviou felicitações à equipa da fragata Jean de Vienne, e congratulou-se com os primeiros sucessos tangíveis registados na luta contra a pirataria, ao mesmo tempo que desejou que a mobilização internacional se «alargue agora para erradicar este flagelo do Golfo de Aden e das costas somalis», acrescenta o comunicado.


Vive la France :)

Sem comentários: