29 janeiro, 2009

Espanha testa comboios de 600 metros

A circulação de comboios de mercadorias com uma extensão de 600 metros em Espanha poderá tornar-se realidade dentro em breve, em consequência dos bons resultados registados nos testes promovidos pela Adif.

Actualmente, o tamanho dos comboios de mercadorias está limitado aos 400 metros de comprimento no país vizinho. O aumento do transporte ferroviário de mercadorias é uma das apostas do governo de Madrid para combater a crise.

A Adif, gestora da infraestrutura, realizou recentemente testes de circulação de comboios de 600 metros e os resultados foram positivos. As experiências decorreram no corredor Madrid-Valência. Durante um mês, no período nocturno, 64 composições de mercadorias com mais 200 metros do que o habitual cumpriram as viagens programadas, com cargas de 1 200 a 1 700 toneladas.

De acordo com a Adif, não só a formação dos comboios correu de forma satisfatória, de tal forma que a maioria das partidas puderam mesmo ser antecipadas. Os tempos de viagem foram, em regra, similares aos dos comboios de 400 metros, ou seja, um pouco menos de sete horas.

Em face disto, a Adif considera agora generalizar a novidade a toda a rede ferroviária espanhola de mercadorias, o que trará evidentes economias de escala e facilitará os tráfegos internacionais.

6 comentários:

Mirza disse...

600 metros ??

Isto dá quantos teus ??

100 teus ???

Abraço

Fazendas disse...

Vou pedir um esclarecimento tecnico e voltari brevemente com a resposta :)

Marcolan disse...

Bom, pelas contas que fizemos cada comboio de 600 metros poderá levar +/- 90 teus.

Fazendas disse...

Amigo Dexter, aqui tem a resposta dada pelo nosso especialista ferroviario, lol

Obrigado Marcolan.

Mirza disse...

Já me estou ver numa passagem de nível a pensar "este comboio numca mais acaba de passar ?"

Obrigado

Abraço

Fazendas disse...

Ao menos na nossa zona nao vamos ter de levar com estes comboios kilometricos...