05 março, 2009

Golfo de Aden... Mais 1 ataque reportado


Foi reportado dia 03/03/09 a tentativa de Pirataria/sequestro a um navio de passageiros no Golfo de Aden.
De acordo com o Jornal Metro (do Reino Unido) mais de 1,000 cidadãos ingleses estavam a bordo do navio de passageiros Balmoral gerenciado pela empresa Fred Olsen's
Um Porta voz da companhia informou que de imediato o comandante do navio Balmoral iniciou uma manobra agressiva e contactou de imediato com a task force da coligação o que levou a uma rápida intervenção das autoridades.
- Foi entretanto informado pelo dono do navio que não se tratou de um ataque mas sim de medidas preventivas para evitar um possivel ataque, nunca o navio esteve em risco.
O Balmoral esta previsto chegar hoje a Oman, chegado de uma viagem de 3 meses à volta d mundo que começou em Inglaterra.
Nos ultimos ataques reportados a navios de passageiros, o Nautica com 684 Passageiros foi atacado a 30/11/08 mas consegui fugir aos captores, mas foi atingido com diversos disparos. Um raid similar ocorreu a 28/11/08 com o navio Astor, com 492 passageiros mas o mesmo foi repelido por uma fragata Alemã que se encontrava na zona e que teve inclusivamente de disparar para por os piratas em fuga. Ninguém saiu ferido destes 2 ataques.
Alguns dos maiores navios de passageiros, pertença de alguns dos maiores armadores mundiais como a Royal Caribbean, a Cunard ou a Regent Seven Seas passam pelo Golfo de Aden, entre o Yemen e a Somália, na sua rota de movimentação de e para a Eurpopa, Médio oriente e Ásia. A alternativa das linhas ao Golfo de Aden é o cabo da Boa Esperança, no sul de Africa, uma rota pouco popular, que pode acarretar mais agumas semanas de viagem.

6 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Chumbo para cima deles.

Fazendas disse...

è o que precisam mesmo.... mas dá-me a ideia de que isto anda mais calmo para aqueles lados...

Empregado Portuário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Empregado Portuário disse...

Não metam mão nisto ainda não!
Qualquer dia vai voltar haver mas é pirataria mas é no cais também, com essa tal crise...

Fazendas disse...

ja nao deve faltar muito amigo portuario.... já não deve faltar muito.

JOSÉ MODESTO disse...

Chamem por mim...tenho os meus albeiozes (termo utilizado em leixões) identificando aquilo que vulgarmente chamamos fato de macaco.
Não sei se em Lisboa se chama assim.

Saudações Marítimas
José Modesto