18 novembro, 2008

Comércio livre mundial posto em causa? Armadores dinamarqueses reagem mal à eleição de Obama

Segundo o jornal “Boersen”, um diário económico dinamarquês, a associação de armadores daquele país nórdico reagiu com grandes reservas e muito cepticismo à eleição de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos. O porta-voz da Maersk e de empresas de navegação mais pequenas, como a Norden e a Torm, estão convictos que Obama irá criar grandes barreiras alfandegárias para proteger a economia nacional norte-americana, comprometendo fortemente o comércio livre mundial. O vice-director da Danske Rederiforening, Jan Fritz Hansen, acredita que as consequências para os armadores dinamarqueses vão ser muito pesadas, uma vez que dependem em grande medida da liberdade comercial.

In "transportes em revista"

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Este comentário é pertinente, no entanto a liderança no mercado Mundial do shipping esteve sempre mas mãos da Maersk, PORQUÊ? recuamos á muitos anos atrás na segunda guerra Mundial quando as tropas Americanas chegaram á Europa através de muitos navios Dinamarqueses Sobretudo da Maersk, a partir daí o grupo Dinamarquês teve sempre o Apoio dos E.U.A. fazendo com que este grande grupo liderasse o Shipping no Mundo.

Caso haja protecção por parte dos E.U.A. nada a fazer, já que a sua frota (E.U.A.) não tem expressão nenhuma no Mundo comparada com as outras frotas Mundiais

Fazendas disse...

Obrigado pelo seu comentario e pela sua liçao de historia... estamos sempre a aprender nesta vida :)