16 janeiro, 2009

Anarec considera aumentos “escandalosos”

“Ridículos” e “escandalosos” é como o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec) classifica os aumentos do preço dos combustíveis implementados esta semana pelas petrolíferas.

"O aumento de preço da Galp e da BP é absolutamente ridículo. Não tem justificação nenhuma", disse à “Lusa” Augusto Cymbron. "As petrolíferas justificam [o aumento de preços] também com a invasão da Faixa de Gaza por Israel e que por isso o barril [de petróleo] chegou a atingir os 50 dólares, mas ontem [terça-feira] atingiu um mínimo de 41 dólares", recordou o dirigente.

"Os aumentos da Cepsa, além de ridículos são escandalosos, porque pelas contas que faço daria no máximo um aumento de três cêntimos. As outras companhias subiram dois e eles subiram quase seis", sublinhou. A petrolífera remeteu para mais tarde uma justificação pelo aumento dos preços.

Tanto a BP como a Galp justificaram a subida com razões que se verificaram na semana passada: situações de ordem geopolítica como a intervenção armada de Israel na Faixa de Gaza e a disputa entre a Gazprom e a Ucrânia [com a empresa russa a cortar o fornecimento de gás natural a vários países europeus], bem como a desvalorização do euro. As duas empresas dizem que estes factores resultaram numa subida muito acentuada

dos produtos refinados.

Augusto Cymbron considerou que as companhias "sobem muito mais rápido os preços do que descem" e reiterou a sua discordância quanto à liberalização do mercado de combustíveis. "A liberalização é uma fantochada. Serviu só para as companhias, unilateralmente, subirem os preços dos combustíveis. Nunca houve descidas capazes e de ajuda ao consumidor; tem havido - isso sim - benefício das companhias petrolíferas, que deliberadamente sobem os preços", sublinhou.

Para Augusto Cymbron, a gasolina e o gasóleo constituem "uma fonte de energia essencial para todos os portugueses", pelo que defende que "deve ser o Estado a intervir, como faz na electricidade".

Quanto ao papel da Autoridade da Concorrência na regulação do mercado, o dirigente da Anarec disse apenas que "Março deveria chegar rapidamente, para que a Autoridade pusesse cá fora o estudo definitivo que diz ter para apresentar". "A questão é que parece que toda a gente está com medo de alguém. Isso é que é o mal", concluiu.

Já depois destas declarações, também a Repsol anunciou a revisão em alta dos preços dos combustíveis, e a Galp deu conta de um novo aumento.

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

QUEM DISSE QUE COMPRAR DIRECTAMENTE AO PRODUTOR É VANTAJOSO?

Fazendas disse...

Esta economia de mercado anda muito estranha mesmo...