26 janeiro, 2009

Estaleiros da Maersk focalizam-se em navios mais pequenos

O estaleiro Lindo Odense, propriedade do grupo A.P. Moller-Maersk, onde são construídos alguns dos maiores porta-contentores do mundo, vai refocalizar a sua actividade na construção de embarcações de dimensões mais pequenas. O objectivo é alargar a oferta para tentar superar as perdas e sobreviver à crise que assola o mercado global da construção naval.

“A crise financeira agravou-se significativamente nos últimos meses… grande parte do mercado para novas embarcações entrou em ruptura”, disse em comunicado a empresa sediada em Copenhaga. “Isto acelerou e aumentou a necessidade de um novo modelo de negócio.”

A Maersk disse que o estaleiro dinamarquês vai agora centrar-se em navios menores, incluindo embarcações para as indústrias offshore de petróleo e gás. No entanto, ressalvou que esta estratégia não afectará a carteira de encomendas que a empresa detém. Está ainda previsto que o estaleiro alugue as suas instalações a outras companhias.

O Odense foi o responsável pela construção de uma série de embarcações de grandes dimensões para a Maersk Line – avaliados oficialmente em 11 mil TEU pelo transportador, mas de até 14 mil TEU, de acordo com os analistas da indústria.

A sua carteira de encomendas inclui porta-contentores mais pequenos, navios roll-on/roll-off, graneleiros capaesize e navios militares.

Mas a produtividade do estaleiro decaiu, estando agora atrás dos seus rivais asiáticos, o que levou a algumas centenas de despedimentos nos últimos 18 meses. No ano passado, a Maersk colocou uma encomenda 16 porta-contentores de 7 450 TEU na Daewoo, na Coreia do Sul e uma outra de 18 navios de 4 500 TEU na também coreana Hyundai.

A Maersk deixou de construir navios na Alemanha e colocou as suas instalações da Estónia à venda em Setembro último.

In Transportes & Negocios

3 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

O chamado shortsea começa a funcionar. Em tempo de crise as pequenas escalas começam a proliferar.

Fazendas disse...

Sem duvida, e para o nosso Pais tb não me parece que seja mau, bem pelo contrário.

Abraço

Anónimo disse...

sou soldador mig mag gostaria de participar doc quadro desta empresa se for possivel meuy tel e 37643880/71270304 obrigado