06 janeiro, 2009

Estamos a falar do "famoso" terminal da Guarda ?!?!?!

Privados desinteressam-se da PLIE da Guarda

A Câmara Municipal da Guarda admite assumir a maioria do capital social da Plataforma Logística local e, na prática, transformar a entidade promotora num empresa municipal.

Em declarações públicas, o presidente da autarquia, que também preside ao Conselho de Administração da PLIE, acusou, de forma mais ou menos velada, os investidores privados de se desinteressarem do projecto.

A escritura de aumento do capital social, que se deveria ter realizado há poucos dias, teve de ser adiada. Agora, afirmou Joaquim Valente, “os privados vão ter que decidir se querem a transformação em empresa municipal, ou se assumem as suas responsabilidades”.

Actualmente, a Câmara da Guarda detém 37% do capital social da entidade promotora da plataforma logística. A maioria está nas mãos de privados, entre os quais figuram os grupos Luís Simões, Mota-Engil e Joalto, com 10% cada.

No futuro, se os promotores privados não acompanharem o aumento do capital, a autarquia poderá ficar com 63% da sociedade. O que contraria a sua vontade de “menos protagonismo”. “O nosso compromisso é reduzirmos a participação do município até 10% em quatro anos”, garantiu o edil ao “JN”.

A plataforma logística da Guarda integra o Portugal Logístico e é muitas vezes referida como um caso de sucesso de união de esforços entre poderes públicos e privados.

Há menos de um mês, a plataforma garantiu a instalação de mais um operador logístico, no caso o grupo Olano, que ali se propõe investir quatro milhões de euros na criação de um entreposto de frio e no reforço da frota de veículos de transporte a temperatura controlada.

O grupo, originário do sul de França, é o terceiro maior operador gaulês e o décimo europeu na logística e transportes rodoviários em temperatura controlada, movimentando anualmente cerca de 1,8 milhões de toneladas.

4 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

O pessoal não percebe nada destas coisas. Do que a GUARDA precisa é de um canal artificial para transformar a futura plataforma logística num verdadeiro porto. Há, depois vão ter problemas com os movimentos de cidadãos. Ainda vamos ouvir o MST a bradar Óh da Guarda....

Fazendas disse...

Hahahaha.... o Sr. Luis, não lhes dê ideias, por favor. Com a falta de protagonismo com que algumas pessoas por ai andam, olhe que ainda alguem se lembra de fazer da PLIE da Guarda o seu cavalo de batalha.

Obrigado pelo seu brilhante comment.

:)

Fazendas disse...

Caros leitores, este artigo nao é sobre o terminal da Guarda pertença á Liscont / Transitex, mas sim outra plataforma logistica quase ao pe.

As nossas desculpas pelo lapso.

Fazendas disse...

A noticia ja teve alteraçoes, pois os investidores particulares roeram a corda e parece que a camera vai mesmo ficar com este parque logistico. Não sei o que vao fazer com ele, mas pelo menos la arranjam mais uma daquelas empresas municipais para chular o contribuinte...

La esta, quando as coisas são feitas sem pensar / planear... só dá merda.