11 agosto, 2009

Marinha de Guerra russa envia navios para procurar cargueiro desaparecido

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje que, na terça-feira, navios da sua Armada do Mar Negro entrarão no Oceano Atlântico para dar início às buscas do navio de carga Arctic Sea, com tripulação russa a bordo.

Segundo a agência Interfax, que cita fontes do Ministério da Defesa da Rússia, “amanhã, às 23:00 (21:00 em Lisboa), quatro vasos de guerra da Armada do Mar Negro atravessarão o Estreito de Gibraltar e entrarão no Atlântico, tendo já sido dado a respectiva ordem”.

Porém, os militares russos sublinham que as operações de busca se irão realizar “de passagem”, ou seja, “na zona e no quadro do gráfico de movimentação dos navios de guerra russos, porque eles devem chegar ao porto Baltisk (no Mar Báltico) na hora marcada”.

A velocidade destes navios de guerra é de 11 nós (cerca de 20 km/hora).

Na véspera, a Marinha de Guerra da Rússia anunciou que o navio Arctic Sea, que transportava madeira do Báltico para a Argélia, teria desaparecido em águas territoriais portuguesas.

Porém, hoje, o Ministério dos Transportes da Rússia anunciou ter recebido das autoridades portuguesas a informação de que esse navio não se encontra nas águias territoriais de Portugal.

In Ionline

Sem comentários: