11 agosto, 2009

Navio mercante com tripulação russa pode ter desaparecido junto da costa portuguesa

A Armada russa está a acompanhar a situação do navio Arctic Sea, com tripulação russa, que poderá ter desaparecido no Atlântico junto da costa portuguesa, noticia o serviço de imprensa da Marinha russa.

Contactado pela Lusa, o gabinete do Chefe do Estado Maior da Armada afirmou que "a Marinha portuguesa está a acompanhar a situação" mas não pode fazer quaisquer comentários sobre o caso.

De acordo com a Marinha russa, foi dado o aviso de possível desaparecimento do Arctic Sea aos navios da marinha de guerra russa.

O navio de carga Arctic Sea, com tripulação russa de 13 homens, deixou de estar em contacto com terra junto da costa portuguesa, escreve também hoje a edição electrónica do Sovfakht, jornal russo especializado em transportes marítimos.

Segundo o director deste jornal, Mikhail Voitenko, o navio, que navegava sob bandeira de Malta, deveria ter chegado a um porto argelino no passado dia 04 de Agosto, mas não existe qualquer tipo de comunicação com ele desde 28 de Julho.

“O navio literalmentente desapareceu, não há comunicação com ele, nem o armador, nem os parentes sabem da sua localização. O navio está a ser procurado por todos os serviços, incluindo armadas militares”, acrescentou.

“Um navio desse tipo não pode desaparecer facilmente, não podia afundar-se antes de lançar um SOS, isso é simplesmente impossível”, frisou.

Na sexta-feira passada, a rádio finlandesa informou que o navio teria sido desviado no Mar Báltico, quando navegava da cidade de Ikovstadt rumo à Argélia.

Segundo o diário Helsingin Sanomat, citando autoridades portuárias espanholas, o navio de carga não atravessou ainda o Estreito de Gibraltar.

Fonte da Lusa em Moscovo não exclui a possibilidade de este desvio do navio de carga estar ligado ao tráfico de droga.

In Ionline

Sem comentários: