A CP Carga realiza actualmente dois comboios diários com passagem pela ponte 25 de Abril, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o porta-voz da empresa. A utilização mais intensa da travessia, nomeadamente para o transporte de contentores, está condicionada às limitações de dimensão e peso das composições, acrescentou.
Dois comboios da CP Carga cruzam diariamente a ponte 25 de Abril, sobre o Tejo. Um tem origem em Alverca e transporta amoníaco para o Barreiro. O outro parte de Setúbal, carregado com cimento até Alhandra, avançou o responsável da comunicação da CP Carga.
O atravessamento do Tejo pela ponte 25 de Abril é uma prática corrente da operadora ferroviária pública, e só não será mais utilizada por causa dos condicionalismos técnicos impostos pela infra-estrutura. “Os actuais comboios com transporte de contentores não apodem utilizar a ponte pelo limite de comprimento (cerca de metade do usual”, exemplifica a mesma fonte.
O “desdobramento” dos comboios e, cumulativamente, a não optimização da capacidade de tracção e da taxa de uso, torna insustentável o serviço regular de transporte ferroviário de contentores pela ponte do Tejo, acrescentou.
Mas há “outros tráfegos da CP Carga [que] circulam de forma não regular pela porte 25 de Abril, em função das necessidades e perfil de operação requerida”, concluiu.
Anteontem, a Takargo, concorrente privada da CP Carga no transporte nacional e ibérica de mercadorias por ferrovia, iniciou a circulação diária de comboios pela ponte, num trajecto entre Setúbal e Leiria, carregando petcoke para as cimenteiras de Pataias e Martingança.
In T&N
28 agosto, 2009
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