11 agosto, 2009

Russos juntam-se na busca por navio que terá sido atacado por piratas

A marinha russa e os serviços de segurança secretos juntaram-se nas buscas pelo navio mercante finlandês que desapareceu há duas semanas dos radares depois de ter sido atacado por um grupo de oito homens no Mar Báltico.
O "Artic Sea", um navio que opera para uma empresa finlandesa, partiu em Julho da Finlândia com destino à Argélia, mas no dia 4 de Agosto - quando era esperado no porto de Bejaia - não apareceu. A última vez que as autoridades suecas contactaram com o navio, a 28 de Julho, os 15 marinheiros russos que seguem no barco tinham acabado de ser atacados por um grupo de oito homens armados e encapuzados que revistaram o "Artic Sea" durante 12 horas. O navio transporta barrotes de madeira no valor de 1,3 milhões de euros para a empresa Stora Enso Oyi, a maior papeleira europeia, avançou hoje o jornal "Helsingin Sanomat".
Os media internacionais vêem no assalto um acto de pirataria, mas não há informações oficiais sobre o caso ou sobre o paradeiro do navio mercante. Informações dos media russos apontam que estaria ao largo da costa portuguesa e os media finlandeses, que citam fontes espanholas, asseguram que o barco não atravessou o estreito de Gibraltar, em Espanha.
A marinha portuguesa afirmou ao i que está "a acompanhar o caso desde 24 de Julho", mas não pode adiantar mais pormenores.

In Ionline

Sem comentários: