18 agosto, 2009

Rússia prendeu oito pessoas pelo sequestro do Arctic Sea

O ministro russo da Defesa anunciou hoje que foram detidas oito pessoas envolvidas no que parece ser o sequestro do cargueiro Arctic Sea. Anatoly Serdyukov, citado por agências russas, afirmou que entre os suspeitos do sequestro estão russos, estonianos e letões.

O diário Rossiskaia Gazeta, órgão oficial do Governo russo, tinha já avançado hoje que a informação de que a armada russa já sabia do paradeiro do cargueir, mas que não o divulgou para não assustar os criminosos, disse apoiando-se nas suas fontes.

Segundo estas fontes, que o jornal não identifica, “os criminosos que desviaram o cargueiro levaram o navio para a zona costeira de Cabo Verde, porque é praticamente inacessível aos submarinos que participavam na operação de busca”.

Por isso, as autoridades militares russas decidiram enviar o navio de guerra Ladnii para fazer buscas perto das 10 ilhas do arquipélado, continua o jornal.

O Rossiskaia Gazeta escreve que os piratas conseguiram sair do navio em lanchas rápidas, antes de terem sido descobertos por militares russos.

Antes de abandonarem o cargueiro, os piratas provocaram sérias avarias no Arctic Sea.

Na véspera, Victor Matveev, director da empresa finlandesa Solchart Management Ab OY, proprietária do navio, reconheceu que o Arctic Sea está avariado e estuda-se a possibilidade de fazer regressar a tripulação a casa de avião.

Dmitri Rogozin, embaixador russo junto da NATO, reconheceu, em declarações ao diário Kommersant, que “a situação foi séria”, deixando entender que o cargueiro foi descoberto com a colaboração da Aliança Atlântica, que, segundo ele, “ajudou a identificar o alvo e a que os navios de guerra russos chegassem o mais depressa possível a ele”.

Segundo informações divulgadas segunda-feira, está estacionado desde domingo um avião russo no aeroporto da ilha cabo-verdiana do Sal, para transportar os 15 marinheiros russos de volta a Moscovo.

In Ionline

Sem comentários: