07 agosto, 2009

Exportações portuguesas caíram 25,2% no segundo trimestre

As saídas de bens (exportações em base Fob) diminuíram 25,2%, no segundo trimestre, face ao período homólogo (Abril a Junho de 2008), revelam dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o comércio externo de Portugal.

Reflectindo o impacto da crise económica global, as vendas nacionais (de mercadorias) recuaram em cerca de 2 500 milhões de euros face a igual período de 2008.

As entradas de bens (importações a preços Cif) decresceram 27,6%, determinando um desagravamento do défice da balança comercial em 1 896,4 milhões de euros, para 4,1 mil milhões de euros, segundo estimativa do organismo público.

Em resultado da evolução observada, a taxa de cobertura (das importações pelas exportações) foi de 64,6%, o que corresponde a um aumento de 2,0 p.p. face à taxa registada no período homólogo do ano anterior (Abril a Junho de 2008).

De acordo com a informação divulgada esta sexta-feira, o INE passará a divulgar dados sobre o comércio internacional num prazo de 40 dias a contar do fim do período a que se referem.

In Diario Digital

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Olá Meus Amigos, cá estou eu novamente.
Lamentavelmente vão continuar a caír, a menos que apareça o apoio ás PME(S) elas são o grande suporte das nossas Exportações.

Saudações Marítimas
José Modesto

Fazendas disse...

Mas com as eleiçoes à porta, nao sei no que isto vai dar. A mim parece-me que o nosso negocio esta cada vez pior, e os tempos de recuperaçao ainda tardam em chegar... infelizmente.