29 junho, 2009

Incentivos à modernização de frotas publicados no DR

Os transportadores rodoviários de mercadorias têm até ao próximo dia 11 de Julho para se candidatarem aos incentivos à compra de veículos Euro V. O despacho foi hoje publicado em Diário da República. Há 1,5 milhões de euros disponíveis.

Os incentivos anunciados visam apenas o sobrecusto da compra de um veículo Euro V relativamente à aquisição de um Euro IV. A concessão de incentivos para a compra de veículos novos pressupõe o abate de igual número de veículos. As compras e os abates terão de ser realizadas entre 1 de Janeiro de 2008 e 30 de Setembro próximo.

Os incentivos a conceder variarão também em função da dimensão da empresa transportadora, que para o efeito são divididas em pequenas, médias e grandes. As pequenas têm menos de 50 trabalhadores e um volume de negócios ou balanço total anual não superior a dez milhões de euros. As médias empregam menos de 250 funcionários, têm um volume de negócios anual não superior a 50 milhões de euros e um balanço total anual não superior a 43 milhões de euros. E as grandes têm indicadores superiores àqueles.

O montante dos incentivos a conceder será inversamente proporcional ao da dimensão das empresas transportadoras.

Nos casos de compra de camiões, o valor do sobrecusto está fixado entre os 2 500 e os 3500 euros, em função do peso bruto, e os incentivos variarão entre os 875 e os 1 925 euros. Nos tractores, o sobrecusto considerado é de 3 500 euros, variando os incentivos entre os 1 225 e os 1 925 euros.

Sem comentários: