30 junho, 2009

Barcelona lança novo terminal de short sea

A Administração do Porto de Barcelona acaba de lançar o concurso para a concessão do novo terminal de short sea shipping do porto catalão, a localizar-se no molhe Costa.

O concurso agora anunciado prevê a construção e exploração do terminal por um período inicial de 15 anos prorrogável. O investimento previsto para o futuro concessionário rondará os 20 milhões de euros, incluindo aí a construção da estação marítima, a pavimentação do terminal e a construção de três passadiços de ligação.

O futuro concessionário poderá ainda construir um espaço de armazenagem de cargas em altura se se atingirem os objectivos de tráfego de mercadorias mais de cinco anos antes do termo previsto da concessão.

Nos últimos meses a administração portuária investiu na ampliação do terminal em cerca de 4,5 hectares, tendo avançado a linha de cais cerca de 100 metros para o interior da bacia.

O futuro terminal de short sea integra-se na opção de Barcelona de forte aposta nos tráfegos com Itália, com o Mediterrâneo Oriental e com o Norte de África.

Sem comentários: