30 abril, 2009

Adfer insiste nas críticas à AV Lisboa-Porto e à TTT

Enquanto o Governo avança com os processos da Alta Velocidade e da TTT, a Adfer insiste nas críticas e promove sessões de debate com participações de figuras de peso no panorama nacional. As próximas reuniões estão agendadas para os dias 5 e 18 de Maio.

“O novo eixo de bitola europeia e Alta Velocidade Lisboa-Porto” é o tema central da sessão da próxima terça-feira. O encontro será presidido por Luís Braga das Cruz, ex-ministro da Economia de um governo PS e ex-presidente da CCRN.

A reflexão será lançada por Mário Lopes, membro da Direcção da Adfer, e serão oradores Castro e Almeida, Nunes da Silva, Martins de Brito e Paulino Pereira.

“A TTT e a integração do NAL e da nova rede ferroviária” serão debatidas no dia 18, com as participações de Augusto Mateus, Carmona Rodrigues e Bruno Dias (deputado do PCP na Assembleia da República).

Também aqui a introdução ao tema será da responsabilidade de Mário Lopes, cabendo a moderação ao presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho.

Ambos os encontros decorrerão, como já é hábito, ao final da tarde, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

A Adfer mantém que a futura ligação Lisboa-Porto de Alta Velocidade deverá desenvolver-se pela margem esquerda do Tejo na aproximação à capital, permitindo poupar recursos, equacionar a utilização mista para passageiros e mercadorias e ligar ao NAL.

Ao mesmo tempo, a associação presidida por Arménio Matias sustenta que a futura rede ferroviária deve ser servida por um único acesso a Lisboa, via Península do Montijo, e não por dois acessos – pelo Barreiro e pela margem norte do Tejo -, o que descartaria a localização decidida pelo Executivo para a TTT.

A passagem da linha Lisboa-Madrid pelo NAL e a construção da nova estação central de Lisboa nas Olaias ou na Portela – e não na Gare do Oriente, como é ponto assente, são outras sugestões críticas da associação.


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