07 abril, 2009

Porto de Singapura nega congestionamentos

Apesar do que parece ser uma evidência, as autoridades do porto de Singapura garantem que não há navios imobilizados nas suas águas e rejeitam os alertas de segurança lançados por organizações internacionais de shipping.

“Nos últimos meses, a taxa de utilização dos nossos ancoradouros tem-se mantido estável. Por outras palavras, os ancoradouros não estão agora mais congestionados por causa da recessão económica. As preocupações sobre o aumento do congestionamento são, por isso, infundadas”.

Foi nestes termos que Lee Cheng Wee, da Autoridade Marítima e Portuária de Singapura, respondeu ao “Lloyd’s List” a propósito do nível de concentração de navios imobilizados nas águas de Singapura.

Na semana passada, o American P&I Club avisou para o crescente risco de colisões nos ancoradouros exteriores ao porto de Singapura, por causa do grande número de navios ali fundeados, por não terem cargas para transportar.

Os armadores preferem fundear os navios fora dos limites do porto, para assim evitarem o pagamento de taxas e de serviços de pilotagem.

De acordo com os dados da autoridade portuária de Singapura, cerca de 3 800 navios usam mensalmente os ancoradouros do porto, sendo que a média diária de navios ali parados é de 400 a 500. Os números podem até estar estabilizados, mas fontes do sector, contactadas pelo “Loyd’s List” sustentam que esses níveis estão duas a três vezes acima do normal nos últimos anos de prosperidade do shipping mundial.

Curiosamente, o mesmo responsável da autoridade marítima de Singapura refutou a existência de navios imobilizados no porto. “Enquanto centenas de navios são dados como estando imobilizados em todo o mundo, não há navios imobilizados no porto de Singapura”, afirmou. “Singapura não incentiva a imobilização de navios nas nossas águas portuárias, devido ao limitado espaço disponível”, acrescentou.

Ainda assim, Lee Cheng Wee concedeu que o número de navios que permanece no porto por mais de dez navios cresceu ligeiramente nos últimos tempos, para cerca de 70 por mês, dos quais 30 estariam à espera de ordens dos seus operadores ou proprietários.

Em todo o caso, “o sector pode ficar ciente de que Singapura tem suficiente capacidade de ancoragem para responder às necessidades da indústria, sem problemas de congestionamento, nem se segurança da navegação”.


In Transportes & Negócios Online

Esta é uma imagem do Porto de Singapura hoje de manhã, se isto não é congestionamento, não sei de quantos navios precisam mais para congestionar... Numa contagem muito por alto contei a volta de 420 navios de todo o tipo...

Sem comentários: