20 abril, 2009

Somalia...

Um adolescente somali capturado pela marinha norte-americana durante confrontos com os piratas será transportado para os EUA onde será julgado, revelam fontes oficiais americanas, referidas pela BBC.

Abdul Wali Muse, é um dos alegados envolvidos na tentativa de captura do navio mercantil, «Maersk Alabama», no dia 8 de Abril, que resultou no rapto do capitão da navegação. Os três companheiros do «pirata» foram abatidos por snipers da marinha americana.

Apesar de não se saber a idade exacta do suspeito, que foi apontado como sendo um adolescente, fontes oficiais americanas revelaram que será julgado como adulto num tribunal federal em Nova Iorque. Segundo o correspondente da BBC em Washington, Jonathan Beale, os actos de pirataria podem ser sentenciados com pena que pode ir até prisão perpétua.

O Capitão Richard Phillips, que esteve em cativeiro durante cinco dias, está ainda no Quénia. Não se sabe quando é que vai regressar aos Estados Unidos mas espera-se que seja recebido no país com um herói, depois de se ter oferecido como refém para proteger a tripulação de 19 pessoas.

Hillary Clinton, na sequência da intensificação dos ataques nas últimas semanas, naquela que é a zona marítima com mais tráfego, revelou um plano na quarta-feira para travar a pirataria no Golfo de Aden e no Oceano Indico na costa da Somália.

In IOL Diário

Sem comentários: