29 abril, 2009

Contentores em Leixões caem 9% no trimestre

O movimento de contentores no porto de Leixões recuou 9%, em número de TEU, no primeiro trimestre, anunciou a empresa concessionária.

Até ao final de Janeiro, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) movimentou 103 516 TEU, número que compara com os 113 939 TEU de há um ano.

A empresa sublinha, todavia, que o primeiro trimestre de 2008 foi, a seu modo, excepcional, tendo-se regitado então um crescimento homólogo de 12%. Comparando com o primeiro trimestre de 2007, que já de si foi de crescimento relativamente ao período homólogo anterior, verifica-se que o resultado do primeiro trimestre deste ano representa um crescimento de 2%.

Na apresentação dos resultados, o TCL sublinha igualmente o facto de Março ter sido até ao momento o melhor mês de 2009, acentuando a recuperação iniciada em Fevereiro, depois de um arranque de ano francamente negativo.

A MSC mantém a liderança entre os principais clientes do TCL, sendo que a Maersk Line é agora terceira no ranking, atrás do Grupo CMA-CGM. A Nile Dutch e a Transinsular completam a lista dos “cinco mais”.

O mercado africano, leia-se Angola, continua a ser um dos principais sustentáculos da actividade.


In Transportes & Negocios

Sem comentários: