28 abril, 2009

Sines investe na segurança portuária

De uma assentada, o Porto de Sines inaugurou um Centro de Sistemas e Helpdesk, um rebocador e uma lancha de pilotos. Os investimentos, a cargo da administração portuária e do concessionário, ultrapassaram os oito milhões de euros.

O investimento mais vultuoso foi feito no novo rebocador, o “Castelo de Sines”. A Reboport, concessionária do serviço público de reboque e de amarração no porto de Sines, investiu cerca de sete milhões de euros naquele que é apresentado como sendo “o mais moderno e maior em capacidade de tracção existente no país”.

Também com o objectivo de responder aos novos desafios de manobra portuária, nomeadamente os relacionados com a crescente actividade do Terminal XXI e a movimentação de porta-contentores de grande porte, a APS adquiriu o “Atlântida Azul”, uma nova lancha de pilotos e segurança. O investimento foi de 960 mil euros.

Menos visível, mas não menos importante para o bom funcionamento do porto e para a agilização de procedimentos, foi o investimento feito pela APS no novo Centro de Sistemas e Helpdesk.

O centro permite monitorizar em tempo real as operações que decorrem no perímetro portuário e, mediante a ligação ao DataCenter da APS, dar resposta atempada às solicitações internas e externas da comunidade portuária. Na prática, reforça a operacionalidade promovida pela Janela Única Portuária, que entrou em funcionamento em Janeiro do ano passado.

O investimento nas novas ferramentas foi de cerca de 425 mil euros.


In Transportes & Negocios

Sem comentários: