09 fevereiro, 2009

Antram e Governo em desacordo

A Antram e o Governo não se entendem sobre a concretização das medidas acordadas em Junho do ano passado, quando da greve dos camionistas. A associação dos transportadores rodoviários de mercadorias insiste em que faltam algumas das medidas. O MOPOTC sustenta que tudo está a ser cumprido.

António Mousinho, presidente da Antram, reuniu-se com a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, para debater o estado do sector. Aos jornalistas, admitiu a possibilidade a possibilidade dos seus associados poderem iniciar uma jornada de protestos, caso o Governo não cumpra a totalidade das medidas de apoio ao sector.

Mousinho afirmou que as medidas acordadas ainda não foram cumpridas e como o sector dos transportes de mercadorias está a ser "seriamente" afectado pela crise económica, os profissionais do sector poderão vir novamente para as ruas. "Ninguém sabe. O que posso dizer é que se a situação social se agravar, com empresas a encerrarem todos os dias, é difícil que não aconteça", afirmou.

Segundo o presidente da Antram, o sector está a sofrer uma quebra de mais de 30% na actividade, com cerca de 15 mil camiões parados.

Em resposta, e em comunicado, o MOPTC garantiu que se "encontram integralmente cumpridos" os acordos celebrados em Junho com as associações do sector dos transportes de mercadorias.

O Governo explica, na nota divulgada. que foi constituído um Grupo de Trabalho interministerial, com o objectivo de definir a forma de implementação dos incentivos financeiros, devendo este apresentar um relatório "para submeter a homologação do Governo, após a pronúncia da Comissão Europeia sobre a conformidade dos incentivos com os regulamentos comunitários".

O MOPTC garante ainda que irá acompanhar a situação do sector e "ponderar eventuais novas medidas a aplicar, em diálogo com as associações representativas".

Em causa está o cumprimento do "Pacote de Medidas de Apoio ao Transporte Profissional de Mercadorias", acordado em 11 e 12 de Junho do ano passado.

Sem comentários: