05 fevereiro, 2009

Piratas somalis libertam navio ucraniano que transportava armas

O navio ucraniano "Faina", que transportava armas e tinha sido capturado por piratas somalis em Setembro, foi abandonado hoje pelos seus captores, depois de os proprietários da embarcação terem pago um resgate.

“O último grupo de piratas saiu do navio e o ‘Faina’ está deserto agora”, disse à agência Reuters um habitante local, da zona do porto de Haradheere, na Somália, que agiu como negociador do resgate e não quis ser identificado. O valor do resgate terá atingido 3,2 milhões de dólares, embora a exigência inicial tenha sido de 20 milhões.

O Presidente ucraniano, Victor Iuschenko, congratulou-se com o fim do caso. “Os 17 marinheiros a bordo poderão em breve ver de novo a sua família, em solo ucraniano”, disse o governante, numa declaração divulgada na Internet.

Não é muito claro qual seria o destino das armas a bordo. O Quénia disse que tinha comprado os tanques que seguiam no “Faina” para o seu exército, mas diplomatas estrangeiros afirmaram que o seu destino era o Sudão.

Desde o início do ano, os piratas somalis tomaram já três navios – depois de terem quebrado todos os recordes no ano passado, capturando 42 embarcações. Mais de 20 navios de guerra de 14 países estão neste momento a patrulhar a zona do Golfo de Áden, tentando garantir a segurança dos navios que por ali passam.

In Publico.pt

Sem comentários: