Num seminário que decorreu na semana passada no Parlamento europeu a maior parte dos oradores defendeu a aprovação dos denominados gigacamiões, com capacidade de 60 toneladas - contra as actuais 40 toneladas - e medindo 25,5 metros de comprimento.
Um representante da D.G. Tren, John Berry de seu nome, admitiu que os gigacamiões poderiam retirar 3,8% das mercadorias da ferrovia para a estrada, número que poderá chegar aos 11% em países da Europa Central como Alemanha e Áustria.
Os gigacamiões, também designados eco-combis, poderão criar uma nova procura no transporte rodoviário, bem como retirar mercado à ferrovia.
O certo é que a CE abandonou a denominada política "modal shift", de transferência de cargas da rodovia para a ferrovia, que se revelou um insucesso total. Jonh Berry disse que, dada a incerteza da recessão, deverá sair em Março mais um relatório comunitário sobre o tema. Uma decisão para rever a legislação corrente poderá surgir ainda antes do final deste ano.
In CargoEdições Online
3 comentários:
Continuam a meter pessoas á frente de determinados estudos que nada percebem do que estão a fazer... ora entao agora vamos assistir a uma inversão na politica de transportes da comunidade ? afinal não é só por cá que se fazem as coisas de animo leve e com estudos mal feitos... enfim e eu a pensar que esta mentalidade era so Portuguesa, mas afinal parece que a incompetencia que não é exclusivamente de Portugal.
Mais cuidado e atenção nos estudos a efectuar talvez poupe alguns disabores futuros.
Amigo Fazendas, concordo plenamente consigo, as estradas Europeias estão em Perigo a emissão de CO2 deve ser evitada, pergunta-se qual a fórmula: Shipping, apostar cada vez mais no Short-sea.
O Short sea é sem duvida a melhor soluçao para todos... o problema é que quem manda nao sabe isso, ou nao quer saber e depois toma decisoes mal suportadas e que dão na confusão que se vê agora nos transportes Europeus.
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