13 fevereiro, 2009

Operação Atlanta - Forças da Coligação ja andam à pesca...

A fragata española Victoria, que participa na Operação Atalanta da UE de luta contra a pirataria em aguas da Somalia, realizou ontem alguns disparos de advertencia para frustrar o ataque contra um navio mercante que ia ser abordado, segundo informou o Ministerio da Defesa Espanhol. O incidente iniciou-se as 15.25 (hora peninsular espanhola) quando a Victoria, que estava a realizar uma missão de escolta de um comboio de quatro barcos en transito pelo Golfo de Adén, recebeu o aviso de que o navio mercante Jolbos, de bandeira Cipriota, estaba a ser atacado por piratas. 1 dos 2 helicópteros SH60B da fragata, que se encontrava em voo, dirigiu-se de imediato para a zona de ataque, a umas 25 milhas náuticas (46,25 kilómetros) da popa da Victoria y comunicou por radio com a tripulação do navio mercante, que os informou que havía sido atacado con espingardas de asalto y lança granadas RPG e que tinha encentado manobras evasivas e havia conseguido escapar aos seus perseguidores com manobras evasivas.

Segundo a Defesa, os piratas, que estavam naquela zona, tentaram interceptar outro navio, o Dubai, com bandeira dos Emiratos Árabes Unidos (EUA), e foi nessa altura que o helicóptero foi obrigado a realizar disparos de advertencia com a metralhadora de 12,70 milímetros de calibre. O helicóptero continuou a sobrevoar a zona até que teve de regressar à fragata por para abastecer combustivel.

A fragata Victoria, que largou em 23 de Janeiro da Rota (Cádiz) com 210 militares a bordo, iniciou no sábado da semana passada a sua primeira missão, no corredor marítimo entre a Somalia e o Yemen.

In El Pais


Sem comentários: