07 outubro, 2009

Maersk defende "transformação" do sector

O transporte marítimo de contentores necessita de uma "transformação", que vai muito para além das reestruturações encetadas pelos operadores para sobreviverem, defende o CFO da Maersk Line nos EUA, citado pelo “JoC”.

"Deliberadamente utilizei a palavra transformação por oposição a apenas uma mudança", disse Morten Nicolaisen. "A mudança pode às vezes ser uma alteração ou uma coisa pequena. A transformação é muito mais profunda. "

Lembrando as estimativas de que nos contentores as companhias de navegação perderão 20 mil milhões de dólares este ano, Nicolaisen contrapôs que os operadores têm necessidade de ganhar entre 10 mil milhões e 20 mil milhões de dólares para sustentarem os investimentos necessários. Isso significa que a verdadeira diferença entre a rentabilidade actual e o investimento necessário é de 30 mil milhões para 40 mil milhões de dólares, explicou.

Nicolaisen questionou se todas as transportadoras devem ter ambições globais. "Será que realmente faz sentido todos se tornarem players globais com uma pequena presença em todas as rotas comerciais e com uma quota de mercado muito pequena?"

No seu entender, os transportadores marítimos deve concentrar-se nas suas principais operações. E revelou que a maioria dos movimentos de contentores inland serão "provavelmente melhor efectuados por prestadores de serviços nacionais, que podem conjugar diferentes modos de transporte e conhecem melhor os seus próprios mercados."

In T&N

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