20 fevereiro, 2009

Finalmente

As 25 novas locomotivas para mercadorias - encomendadas pela CP à Siemens, num investimento de 100 milhões de Euros - entram na proxima semana em funcionamento

In CM

- Finalmente dizemos nós...

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) homologou finalmente as novas locomotivas eléctricas da série 4700 da CP, que estiveram várias semanas em testes no Poceirão. A CP ficou autorizada a iniciar a operação com o novo material de tracção fabricado pela Siemens e que representaram um investimento de cem milhões de euros. As novas locomotivas destinam-se à CP Carga e vêm substituir as obsoletas locomotivas da série 2500 adquiridas na década de 50. As primeiras três unidades, de um conjunto de 25, foram montadas em Munique, na Alemanha, e as restantes na EMEF, em Portugal. O valor do investimento foi suportado em 30 por cento por capitais próprios e os restantes 70 por cento com recurso a um empréstimos já negociados, dos quais 25 por cento comparticipados pelo Banco Europeu de Investimentos. As locomotivas da série 4700 são as primeiras da CP equipadas com freio de disco e com um sistema de tracção com conversores electrónicos a IGBT’s (Insulated Gate Bipolar Transistor). Estas unidades dispõem ainda de freio electropneumático que, segundo a CP, podem rebocar comboios de mercadorias até mil toneladas, inclusivamente na Linha da Beira Alta, que tem o perfil mais difícil.

In Transportes em revista

4 comentários:

NunoC disse...

Estas locomotivas devem ser para os novos comboios que a CP irá realizar para Madrid. Segundo informações não oficias, serão composições com 600 metros e com três saídas semanais.

Fazendas disse...

:) até já temos noticias em 1ª mão.... este blog esta cada vez mais em cima das situaçoes... :)

NunoC disse...

E ainda temos noticias mais fresquinhas, mas ainda não podem ser publicadas ;)

Fazendas disse...

Hahahaha.... ok, entao vamos esperar por elas, lol