23 fevereiro, 2009

HSH Nordbank deixa de financiar porta-contentores

O HSH Nordbank, banco alemão número um mundial no financiamento do shipping, anunciou a retirada do negócio de financiamento de navios porta-contentores.

O banco, sedeado em Hamburgo, tem uma carteira de créditos de cerca de 30 mil milhões de euros no sector marítimo. A instituição é o principal financiador dos armadores alemães que controlam a maior frota mundial de navios fretados.

Além disso, o HSH Nordbank integra o consórcio Albert Ballin, que ofereceu 4,45 mil milhões de euros pela Hapag-Lloyd, e é um dos membros do sindicato financeiro que emprestou ao armador alemão 593 milhões de euros para comprar 29 navios porta-contentores à Tui.

O Nordbank, que apresentou perdas de 2,8 mil milhões de euros antes de impostos e se propõe dispensar 1 100 dos seus 3 250 funcionários, anunciou que vai focar-se nos clientes domésticos do norte da Alemanha envolvidos no transporte marítimo, aviação, infraestruturas de transportes e energias renováveis.

A saída do HSH Nordbank do negócio dos porta-contentores aumentou os receios aos bancos e fundos de investimento do sector, que financiaram mais de 500 navios porta-contentores, incluindo vários 12000-14000 TEU encomendados por empresas alemãs. Há cerca de 140 navios de 3 000 TEU encomendados sem qualquer suporte num contrato de fretamento.

Os armadores alemães estão a tentar cancelar ou adiar muitas dessas encomendas, face ao aumento da capacidade excedentária no mercado. Porém, os estaleiros, principalmente os da Coreia do Sul, estarão a recusar-se a renegociar os contratos.

1 comentário:

Jobs at ship disse...

Container market is again coming up.