15 julho, 2009

Estivadores mantêm greves nos portos

O sindicato dos estivadores de Lisboa e a Fesmarpor mantêm os pré-avisos de greve para os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal, afirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente daquelas duas estruturas. Os trabalhadores portuários temem que a Lei dos Portos possa ainda ser votada no próximo dia 23.

O facto de a proposta de Lei dos Portos ter baixado à Comissão parlamentar sem votação na generalidade, por iniciativa do grupo parlamentar do PS, parece não descansar os trabalhadores portuários que contestam a legislação do Governo. “Tanto quanto me foi possível apurar, é possível efectuar a votação e aprovar [a Lei dos Portos] na generalidade e na especialidade na sessão extraordinária do Parlamento agendada para 23 de Julho”, afirmou a propósito Vítor Dias, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

O dirigente sindical garantiu, por outro lado, que “não houver qualquer negociação” entre os representantes dos trabalhadores e o Governo, sobre a forma de deixar cair a Lei dos Portos no Parlamento, sem que o Governo ficasse com o ónus de ter cedido à contestação. “Apenas, na sequência da concentração de trabalhadores efectuada junto à A.R., surgiram contactos para uma reunião na Secretaria de Estado, reunião essa que se efectuou no passado dia 10, sem que houvesse qualquer evolução”, afirmou Vítor Dias.

Relativamente às greves previstas para os dias 20 a 24 do corrente, e que afectarão os portos de Lisboa, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal, o mesmo dirigente disse que até ao momento “não foi tomada nenhuma decisão”. E acrescentou: “a ser verdadeiro o cenário de a proposta de lei não subir para votação, convirá avisar em tempo útil os armadores e utentes dos portos para que se evitem desvios e suspensões de navios e linhas”, concluiu Vítor Dias.


In T&N

Sem comentários: